IFC forma 1ª turma de curso de Licenciatura

concordia-forma-licenciatura8Foi realizada no sábado, 22 de fevereiro de 2014, a formatura da primeira turma do curso superior de Matemática – Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia. Um fato histórico, pois é a primeira formatura de um curso de licenciatura do câmpus, e também de um curso iniciado após a passagem de escola agrotécnica para Instituto Federal. A sessão solene foi às 19h30, no Salão Social da Associação de Motoristas, no centro da cidade.

Nove acadêmicos concluíram o curso, dos quais sete fizeram a colação coletiva e dois farão em gabinete. As professoras Rosane Cavasin e Deise Reisdoefer foram as professoras homenageadas como amigas da turma, e o professor Gilmar Veloso, como patrono. Os formandos fizeram os estágios em escolas municipais e estaduais de Concórdia e da região. O reitor em exercício do IFC, Neri Jorge Golynski, esteve presente na cerimônia, além de autoridades municipais e estaduais.

No mês de maio de 2013 o curso passou pela avaliação do Ministério da Educação (MEC), na qual foi aprovado com o conceito 3 (de 1 a 5). Os formados em Matemática – Licenciatura podem atuar como professores em cursos de nível fundamental e médio, em editoras, órgãos públicos, na educação não-formal, em instituições de pesquisa, entre outros. O curso tem duração de 4 anos. Atualmente, o curso é coordenado pela professora Rosane Cavasin.

Duas das formandas já foram aprovadas para cursos de mestrado em Modelagem Matemática na Unijui: Jennifer Barboza e Luana Tais Bassani. Jennifer passou também para o programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra e Luana para Matemática Aplicada da Unicamp. Durante a colação, Luana foi homenageada com a placa Mérito Acadêmico, pelo desempenho obtido durante o curso.

ERRATA: Esta não é a primeira turma de um curso superior que o IFC forma, mas sim a primeira turma de um curso de Licenciatura. Tivemos a graduação de cursos superiores em Tecnologia.

* Texto e fotos: CECOM/Concórdia.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014, às 19:01 por Nicole Trevisol.