IFC forma primeira turma de Pedagogia do Campus Blumenau

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau formou, no dia 28 de fevereiro, a primeira turma de Licenciatura em Pedagogia. A cerimônia de outorga de grau dos nove formandos ocorreu no Auditório da GERED Blumenau, em noite marcada por emoção, agradecimento e homenagens a pais e professores.

“Nestes quatro anos, aprendemos a fazer planejamentos, a transformar e a nos transformar em nossa prática enquanto professores. Almejamos e sonhamos com esta conquista, e, hoje, podemos expressar a nossa gratidão às pessoas que viveram este sonho conosco”, agradeceram as oradoras da turma, Raquel Amorim Machado e Bruna Caroline Ferreira.

A coordenadora do curso, professora Inge Renate Frose Suhr, destacou que sonhar com um mundo mais justo, fraterno e ético, e assumir a responsabilidade em participar da formação do outro, é o que move o profissional da educação. “Tenho certeza de que hoje entregamos para Blumenau um grupo de educadores que assume esse desafio. Vocês estão prontos para enfrentar a docência, pois receberam uma boa formação. Desejo que vocês se sintam sempre inacabados, sempre em movimento, conscientes de que aprender é atividade que acompanha o educador”.

A diretora-geral pro tempore, Marilane Wolff Paim, abordou princípios da ética e da prática social a partir da perspectiva de Paulo Freire e adiantou o maior desafio da profissão: “Durante todo o curso, vocês estudaram, trabalharam e aprenderam o conceito da palavra transformação. Creio ser este o maior desafio desta caminhada que hoje inicia. Não chegamos ao fim. Pelo contrário, apenas estamos dando um passo entre tantos outros, pois sabemos que o conhecimento é um processo em construção, e nós, como seres inacabados e inconclusos, somos continuamente desafiados a saber mais”.

A reitora, Sônia Regina de Souza Fernandes, ressaltou o contexto dos institutos federais, sua história e a importância dos IFs para uma formação cidadã. Sônia finalizou fazendo uma paráfrase do pensamento de Paulo Freire com a música escolhida pelos formandos para relembrar os quatro anos de faculdade: “Como a música dizia que daqui para frente há muito a se caminhar, desejo que este caminhar seja na condição do inacabado, na condição do homem e da mulher que não está acabado nunca, e que se refaz a todo momento. Que este ato simbólico, o recebimento de uma outorga de grau, torne-os seres humanos melhores na construção de um mundo melhor”.

Pedagogia nota máxima no MEC – Além da formatura, os acadêmicos comemoram a recente nota 5 conquistada na avaliação de reconhecimento de curso, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado após a visita de avaliadores do Inep ao Campus Blumenau, que ocorreu em dezembro. A nota (conceito de curso) varia em uma escala de um a cinco, sendo cinco considerado “excelente”.
O curso de Pedagogia do Campus Blumenau iniciou em março de 2015 e, atualmente, conta com cerca de 140 acadêmicos. É o primeiro e único curso de Pedagogia 100% presencial e gratuito em Blumenau.

Texto e Fotos: Cecom/Campus Blumenau/Jornalista Gisele Silveira.