IFC inaugura Sala dos Conselhos e Galeria de Reitores

O IFC inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (22), na Reitoria, a sua Sala dos Conselhos – espaço em que são realizadas as reuniões do Conselho Superior (Consuper), do Conselho de Dirigentes (Codir) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) – além de outros encontros relativos à gestão. A solenidade teve início às 8h, e contou com a presença da reitora da Instituição, professora Sônia Fernandes, e do professor Claudio Koller, que foi reitor do IFC entre 2009 e 2011 – além dos demais pró-reitores e conselheiros. A cerimônia contaria ainda com a presença  do segundo reitor do IFC, professor Francisco Sobral, que infelizmente não pôde comparecer.

Além da Sala dos Conselhos, foi inaugurada, no mesmo espaço, a Galeria de Reitores, na qual ficarão expostas fotografias de todos os dirigentes máximos da Instituição.  A sala contará ainda com placas de homenagem com os nomes dos integrantes dos Conselhos em todos os biênios.

Os atos integram as comemorações dos dez anos do IFC, que foi criado em 2008 junto com os demais Institutos Federais do país. São também uma homenagem aos reitores anteriores e suas equipes, como explica a professora Sônia. “É um gesto simbólico de reconhecimento do trabalho de quem iniciou a implantação do IFC e fez com que o Instituto se constituísse da maneira como está hoje”, diz.

Em sua fala durante a inauguração, a reitora reforçou o agradecimento ao trabalho dos reitores anteriores na implantação do IFC. “O professor Koller, por exemplo, foi o profissional responsável pelos primeiros quatro anos, que talvez tenham sido os mais difíceis devido à mudança de uma institucionalidade para outra; de processos completamente diferentes para outros”, afirma.

Ela também lembrou a importância do papel do Instituto na interiorização e expansão da oferta de Educação no país. “A Rede foi na contramão da tradição da educação no Brasil, especialmente a superior, que esteve historicamente nas grandes capitais e no litoral. Esse processo fez – e vem fazendo – com que as comunidades tenham acesso a educação pública e de qualidade social referenciada no interior do país”, ressalta.

Ao fazer uso da palavra, Claudio Koller agradeceu a homenagem e lembrou os primeiros anos do IFC. “É a minha imagem que integra agora essa Galeria mas, se fosse possível, a foto deveria trazer toda a equipe da época. A instituição do IFC foi uma construção coletiva, com o empenho dos diretores e servidores do período”, diz.

Os desafios foram muitos”, conta Koller. “A cidade de Blumenau havia acabado de passar pela grande enchente de 2008, então praticamente não havia oferta de imóveis para locação; com a compra do atual espaço, fomos o primeiro Instituto Federal do país a ter posse do prédio de sua da Reitoria. Tínhamos poucos servidores lotados aqui, então os campi cediam os seus para trabalhar na Reitoria. Em três anos, nós conseguimos fazer o IFC funcionar e hoje, olhando onde está o Instituto e onde nós iniciamos, a gente tem um sentimento de ter cumprido nosso papel”.

Após o encerramento da solenidade, teve início a sexta reunião ordinária do Consuper.

Texto e Imagens: Cecom/Reitoria/Thomás Müller