IFC inicia pesquisas para a Política de Comunicação

O IFC está elaborando a sua Política de Comunicação, documento que estabelecerá as diretrizes de relacionamento do Instituto com os seus públicos estratégicos.

Na Política, serão definidos os valores, os objetivos, as diretrizes e as normas que orientarão o trabalho de Comunicação realizado pela instituição. Nesse processo, serão realizadas pesquisas que têm como objetivo conhecer melhor os públicos que se relacionam com o IFC, auxiliando no diagnóstico institucional.

A metodologia para o levantamento dos dados acontecerá em algumas etapas. A primeira delas será realizada de 12 a 30 de novembro de 2018, período em que estudantes, servidores, profissionais terceirizados e estagiários poderão responder às questões de um questionário. Tal levantamento é de suma importância, pois, por meio das considerações apresentadas pela comunidade interna, será possível melhorar o atendimento do IFC e potencializar a sua divulgação na sociedade.

Política de Comunicação: o que é?

Uma política de comunicação se constitui como um conjunto de princípios, diretrizes e posturas a serem adotadas pelos profissionais da área em uma determinada instituição e seu discurso deve estar alinhado ao processo de gestão e à cultura organizacional. A política terá sempre um vínculo com a história e a trajetória de uma organização, portanto. É desejável que esse conteúdo se consolide em um documento-síntese que seja de conhecimento de todos os membros da entidade. Além disso, a efetiva participação de todas as unidades e o apoio da gestão no processo são imprescindíveis para sua implementação.

No IFC, esse será o documento basilar para as atividades dos comunicadores e agentes de comunicação nos campi e na Reitoria, do qual decorrerá todo o detalhamento de ações contempladas pelos planos de comunicação, periodicamente elaborados, e nos manuais diretivos, alguns dos quais já podem ser consultados na página da Coordenação-Geral de Comunicação. Ademais, será um documento orientador para todas os servidores em suas atividades cotidianas, na medida em que abordará vários aspectos da comunicação, em sentido amplo, que se materializam nos relacionamentos estabelecidos entre os profissionais da instituição e seus públicos.

Para a coordenadora-geral de Comunicação, Rafaela Zorzetto de Camargo, a Política de Comunicação do IFC representará a revisão do paradigma da mera transmissão da informação em âmbito institucional. “Não se trata somente de construir um documento de caráter funcional, operacional, voltado apenas para os resultados. É necessária a compreensão de todo o processo comunicacional, considerando-se o contexto atual que experienciamos, dos novos veículos, da globalização, da sociedade em rede e do empoderamento dos públicos, para que seja possível, a partir dessas reflexões, rever o modelo padrão de veiculação de conteúdo e sua efetividade”, explica Rafaela.

Saiba mais

Mais informações sobre a Política de Comunicação do IFC podem ser consultadas em http://politicadecomunicacao.ifc.edu.br, e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail politicadecomunicacao@ifc.edu.br.

Estudantes, servidores, profissionais terceirizados e estagiários da instituição podem participar, até o dia 30 de novembro, da etapa de levantamento de dados, respondendo ao questionário disponível em: http://bit.ly/Pesquisas_IFC

Texto: Kamila Caetano Almeida – Cecom/Reitoria

Artes gráficas: Poliana Souza – Cecom/Reitoria.