Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

IFC lança Jogos Internos em ano de Olimpíadas

Logo_Jifc_reduzidoO Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza, nos dias 14 e 15 de julho, os primeiros Jogos Internos do IFC (JIFC), no Complexo Esportivo do SESI em Blumenau (SC). Participarão dos JIFC os campi de Araquari, Blumenau, Camboriú, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Santa Rosa do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Serão disputadas as modalidades de Atletismo (100m, 4×100, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 3.000m – feminino; 5.000 m – masculino, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo e salto em distância e em altura), Basquete (F e M), Futsal (F e M), Handebol (F e M), Voleibol (F e M), Xadrez (F e M) e Tênis de Mesa Individual e Dupla (F e M). As inscrições aceitaram uma equipe em modalidade e naipe para cada campus.

Ao todo são esperados 416 estudantes de 10 campi do IFC. A etapa interna vai classificar as equipes para a Etapa Sul dos Jogos da Rede Federal (JIFSul), composta pelos IFs Catarinense, Santa Catarina, Paraná, Sul-Rio-Grandense, Rio Grande do Sul e Farroupilha, que acontece entre agosto e setembro, também em Blumenau.

Segundo Keller Mafioletti, presidente da Comissão dos JIFC, este ano será a segunda vez que o IFC participará dos JIFSul. “Após a classificação das regionais, os estudantes seguem para os Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacional), que, em 2015, aconteceu em Goiânia (GO). O IFC foi representado na etapa nacional pelo aluno João Henrique Ziegler, do Campus Fraiburgo, na modalidade Tênis de Mesa”, lembra ela. Veja a Notícia AQUI.

O objetivo do JIFC é ir além da integração entre alunos e servidores e possibilitar a troca de experiência entre os IFs. “Promover encontros por meio de jogos proporciona ao aluno a formação integral como cidadão, competindo com o outro e não contra o outro. Um fator importante, ainda, é estimularmos, enquanto instituição de ensino, o hábito de praticar atividades esportivas. Isso porque vivemos em uma sociedade cada vez mais sedentária, que precisa refletir sobre os seus hábitos”, explica ela.

Para Keller, é importante o IFC observar e perceber a prática esportiva como uma ação educacional. “É fantástico criarmos os JIFC em um ano em que o Brasil vai receber o 31º Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Além de integrar, debater e movimentar, estamos inserindo e fomentando a cultura dos jogos em nossa instituição. Em ano de Olimpíada, inserimos o princípio da ética desportiva e respeito ao outro”, reforça Keller.

Veja mais sobre as Olimpíadas Rio 2016 em https://www.rio2016.com/

Texto e imagens: Cecom/Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 22 de junho de 2016, às 12:45 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: