IFC Luzerna firma novas parcerias com empresas da região

parceria-luzerna2Com vistas nas práticas concomitantes ao ensino teórico, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna acaba de proporcionar aos seus alunos mais uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico. Agora, as empresas Coocam e a Dos Alpes Alimentos, de Campos Novos e Treze Tílias, respectivamente, abrirão suas portas para que alunos da instituição possam fazer estágios, visitas técnicas e observações.

De acordo com a professora Jane Carla Burin, responsável pelo setor de estágios do IFC, essas novas iniciativas servem para consolidar ainda mais a formação discente. “As parcerias e as contribuições advindas delas são fundamentais para que o ensino e a aprendizagem se efetivem, pois aproxima o aluno da realidade do mundo do trabalho e contribui para a formação integral do cidadão”, comenta Jane.

Todos os cursos do IFC, bacharelados ou técnicos, serão beneficiados. Alunos dos técnicos subsequentes de Automação Industrial e de Mecânica poderão fazer seus estágios curriculares nas duas empresas. Quem frequenta os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio poderá se valer das visitas técnicas e dos processos de observação, em função das atividades integradas entre as disciplinas. Acadêmicos dos bacharelados em Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, por enquanto, utilizarão a parceria apenas para visitas técnicas e estágios não curriculares.

Os processos industriais praticados nas duas empresas favorecem a intenção do IFC no sentindo de preparar os estudantes para as exigências do mercado de trabalho regional. A Coocam possui o processo de rações automatizado. “Isso facilitará na aprendizagem de quem cursa o técnico em Automação Industrial e o bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, dentro das disciplinas de Controle de Processos Industriais, Controlador Lógico Programável, Sistemas Digitais e Informática Industrial”, comenta a professora Jane. Já a empresa Dos Alpes Alimentos também possui parte do processo de produção automatizado, sendo um ambiente interessante para atividades do curso de Segurança do Trabalho.

Ainda de acordo com a responsável pelo setor de estágios, é sabido que muitos alunos do câmpus são contratados pelas empresas após o período de práticas. “Temos diversos alunos que conseguiram entrar no mercado de trabalho justamente por já conhecerem essas empresas e o modelo de trabalho”, diz a professora Jane.

parceria-luzerna1

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 24 de setembro de 2014, às 17:59 por Nicole Trevisol.