IFC Luzerna firma novas parcerias com empresas da regiA?o

movie previews, buy clomid.

parceria-luzerna2Com vistas nas prA?ticas concomitantes ao ensino teA?rico, o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Luzerna acaba de proporcionar aos seus alunos mais uma oportunidade de desenvolvimento acadA?mico. Agora, as empresas Coocam e a Dos Alpes Alimentos, de Campos Novos e Treze TA�lias, respectivamente, abrirA?o suas portas para que alunos da instituiA�A?o possam fazer estA?gios, visitas tA�cnicas e observaA�A�es.

De acordo com a professora Jane Carla Burin, responsA?vel pelo setor de estA?gios do IFC, essas novas iniciativas servem para consolidar ainda mais a formaA�A?o discente. a�?As parcerias e as contribuiA�A�es advindas delas sA?o fundamentais para que o ensino e a aprendizagem se efetivem, pois aproxima o aluno da realidade do mundo do trabalho e contribui para a formaA�A?o integral do cidadA?oa�?, comenta Jane.

Todos os cursos do IFC, bacharelados ou tA�cnicos, serA?o beneficiados. Alunos dos tA�cnicos subsequentes de AutomaA�A?o Industrial e de MecA?nica poderA?o fazer seus estA?gios curriculares nas duas empresas. Quem frequenta os cursos tA�cnicos integrados ao Ensino MA�dio poderA? se valer das visitas tA�cnicas e dos processos de observaA�A?o, em funA�A?o das atividades integradas entre as disciplinas.A�AcadA?micos dos bacharelados em Engenharia MecA?nica e Engenharia de Controle e AutomaA�A?o, por enquanto, utilizarA?o a parceria apenas para visitas tA�cnicas e estA?gios nA?o curriculares.

Os processos industriais praticados nas duas empresas favorecem a intenA�A?o do IFC no sentindo de preparar os estudantes para as exigA?ncias do mercado de trabalho regional. A Coocam possui o processo de raA�A�es automatizado. a�?Isso facilitarA? na aprendizagem de quem cursa o tA�cnico em AutomaA�A?o Industrial e o bacharelado em Engenharia de Controle e AutomaA�A?o, dentro das disciplinas de Controle de Processos Industriais, Controlador LA?gico ProgramA?vel, Sistemas Digitais e InformA?tica Industriala�?, comenta a professora Jane.A�JA? a empresa Dos Alpes Alimentos tambA�m possui parte do processo de produA�A?o automatizado, sendo um ambiente interessante para atividades do curso de SeguranA�a do Trabalho.

Ainda de acordo com a responsA?vel pelo setor de estA?gios, A� sabido que muitos alunos do cA?mpus sA?o contratados pelas empresas apA?s o perA�odo de prA?ticas. a�?Temos diversos alunos que conseguiram entrar no mercado de trabalho justamente por jA? conhecerem essas empresas e o modelo de trabalhoa�?, diz a professora Jane.

parceria-luzerna1

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.