Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

IFC Luzerna forma novos técnicos em Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho

O dia 18 de março foi de formatura para cerca de 30 alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna. Além dos formandos, seus amigos e familiares, a solenidade reuniu servidores da instituição e representantes de organizações de Luzerna e região, que prestigiaram a colação de grau dos novos profissionais técnicos em Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho, realizada no auditório do Centro de Eventos São João Batista.

Os alunos são egressos dos cursos subsequentes ao ensino médio e também de concomitância externa (esta que hoje não é mais ofertada pela instituição). Conforme explica o diretor-geral do IFC, professor Eduardo Butzen. “As formaturas eram um ponto falho em nosso processo. Quando não tínhamos a modalidade integrada ao ensino médio, a fase escolar era mais importante tanto no subsequente quanto na concomitância”, comenta.

“Quando o aluno terminava a escola, ele tinha que ir para o estágio do curso técnico e fazer o trabalho de conclusão – o que nem sempre acontecia. Fomos atrás desses estudantes para que eles não perdessem o tempo limite para a conclusão do curso, garantindo assim a certificação de todos”, fala Butzen. O Setor de Estágios do campus foi atrás de cada aluno que ainda tinha a possibilidade de fazer esta última etapa, podendo concluir a formação. “Todos estes cursos são referendados pelas demandas regionais através da sintonia que a nossa equipe tem junto ao mercado de trabalho”, destaca o diretor.

Agora Técnico em Automação Industrial, Paulo Adriano da Silva comemora o momento. “Embora não esteja trabalhando na área, consigo aplicar os conhecimentos do curso no meu emprego atual”, fala. “Foram dois anos de estudo bastante puxados, cheios de desafios. Trabalhava durante o dia e fazia o curso técnico à noite. Sempre fazendo o máximo para conciliar tudo”, diz o formando. “No curso você tem acesso aos conhecimentos, mas é preciso correr atrás das coisas também fora da instituição.”

Paulo é natural de Campo Erê, mas reside em Joaçaba há 14 anos. “Ter uma instituição pública federal na região abriu os horizontes de todo mundo. Hoje, a pessoa que tem vontade de se qualificar, tem a oportunidade de fazer um curso de qualidade com professores qualificados, e sem pagar nada por isso”, destaca.

Atualmente o IFC Luzerna oferece os cursos técnicos em Automação Industrial (modalidades integrada e subsequente ao ensino médio), Mecânica (subsequente) e Segurança do Trabalho (integrado). Ainda neste ano, o campus terá as solenidades de formatura da primeira turma de graduação em Engenharia de Controle e Automação e dos primeiros egressos do Ensino Médio Integrado.

 

Texto e imagens: CECOM/Luzerna.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 30 de março de 2016, às 19:24 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: