IFC Luzerna investe em aA�A�es de conscientizaA�A?o ambiental

nga2O Instituto Federal Catarinense (IFC) possui, dentro da sua estrutura, um setor especA�fico para implementar prA?ticas sustentA?veis a partir da conscientizaA�A?o daqueles que frequentam a instituiA�A?o. Trata-se do NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA), que promove aA�A�es de preservaA�A?o dos recursos naturais.

No CA?mpus Luzerna, a separaA�A?o e destinaA�A?o correta de resA�duos A� feita por este setor, que tem a professora de biologia LetA�cia Tramontini como coordenadora. Na semana passada, os alunos do segundo ano do Ensino MA�dio Integrado (EMI), em parceria com o NGA, fizeram sua parte em nome de um cA?mpus mais ecologicamente correto: eles passaram em todos os ambientes da instituiA�A?o orientando alunos e servidores para a coleta seletiva. AlA�m das conversas, os estudantes tambA�m confeccionaram cartazes informativos sobre lixo e poluiA�A?o. Os trabalhos foram colados pelos corredores dos dois blocos do cA?mpus.

paper writing, buy lioresal online.

A partir dos prA?ximos dias, novas aA�A�es estA?o na pauta do NGA. A implantaA�A?o definitiva da coleta seletiva solidA?ria A� uma delas. PlA?stico, papel e alumA�nio serA?o separados e doados para a AssociaA�A?o dos Catadores de Material ReciclA?vel (ACOMAR) de JoaA�aba, gerando renda para os trabalhadores da cooperativa. Dentro do IFC, serA?o disponibilizados tambA�m pontos de coleta de pilhas, baterias e medicamentos vencidos. De acordo com a professora LetA�cia, a Secretaria AcadA?mica e a sala da CoordenaA�A?o de Infraestrutura terA?o recipientes especA�ficos para estes resA�duos. O Almoxarifado da AutomaA�A?o tambA�m ficarA? responsA?vel pelo recebimento de peA�as de a�?lixo eletrA?nicoa�?, uma vez que muitos desses materiais podem ser utilizados nas aulas. Um estudo para substituiA�A?o das lA?mpadas fluorescentes por LEDs tambA�m estA? em andamento.

a�?Todas essas aA�A�es sA?o voltadas para pA?blicos diversos, incluindo alunos, servidores e visitantes do cA?mpusa�?, destaca LetA�cia. a�?A conscientizaA�A?o objetiva muito alA�m do cuidado com a estrutura da instituiA�A?o, fazendo com que as pessoas que por aqui passam tenham atitudes ecologicamente corretas tambA�m em suas casas, na rua, etc. A� importante que o instituto faA�a esse trabalho visando a sociedade e a formaA�A?o cidadA? como um todo, e o NGA estA? aA� para ajudar neste sentidoa�?, finaliza a professora.

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.