IFC Luzerna realiza formatura em Catanduvas

catanduvas-curso-luzerna (2)O Instituto Federal Catarinense, realizou no dia 28/03 a solenidade de conclusão de três cursos realizados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos Cuidador Infantil, Cuidador de Idoso e Soldador Industrial na técnica de eletrodo revestido foram realizados pelo IFC – Instituto Federal Catarinense Câmpus Luzerna, em parceria com a Diretoria da Assistência Social do município de Cantanduvas e com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do município.

O curso de Cuidador Infantil capacita e profissionaliza jovens e adultos para cuidarem de crianças de zero a seis anos, zelando pela saúde e bem-estar das pessoas assistida, por meio de ações que envolvam alimentação, cuidados pessoais, educação, cultura e lazer, em contexto domiciliar ou institucional. Já o curso de Cuidador de Idoso realiza capacitação profissional para pessoas interessadas em atuar como cuidadores de idosos em casas de repouso, clubes da terceira idade e acompanhamento particular. Por fim, o curso de Qualificação Profissional Soldador Industrial, foca na técnica do Eletrodo Revestido e tem como objetivo o desenvolvimento de competências relativas a habilidades de soldagem considerando normas técnicas, bem como aspectos de saúde e meio ambiente.

Conforme explica o diretor-geral do IFC Câmpus Luzerna, Eduardo Butzen “os cursos do PRONATEC são gratuitos e abrangem pessoas de 16 a 59 anos de idade que são beneficiadas por programas sociais do Governo Federal. Os cursos visam qualificar os trabalhadores proporcionando aumento da renda e da qualidade de vida das famílias”.

Sobre o programa PRONATEC

O Pronatec, cujo órgão gestor é o Ministério da Educação e Cultura (MEC), tem como objetivo expandir e democratizar o acesso aos cursos de Educação Profissional Tecnológica (EPT). Com a iniciativa, a expectativa do Governo Federal é capacitar 8 milhões de pessoas até o final de 2014. O IFC atua como parceiro do programa por meio da oferta de cursos técnicos e de formação inicial e continuada nas unidades de todo o Estado.

* Texto e foto: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 16 de abril de 2014, às 20:08 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).