IFC marca presença na 42ª Reditec

O Instituto Federal Catarinense (IFC) teve participação ativa na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada esta semana em Búzios-RJ.

Além da participação da reitora, pró-reitores e diretores dos campi, o IFC esteve presente também por meio de apresentações na Mostra de Experiências Exitosas  e da apresentação de projetos de inovação na Tenda Tecnológica da Reditec. Os projetos apresentados foram os seguintes:

Mostra de Experiências Exitosas:

  •  Gestão Democrática e Participativa (Reitoria)
  •  Projeto de implantação de inovação tecnológica como componente curricular no curso de pós-graduação lato sensu em gestão de Negócios do IFC (Campus Camboriú)
  •  IFCatarinense e APAE Brusque: cursos de qualificação profissional como forma de inclusão e preparação para o mundo do trabalho (Campus Brusque)
  •  Educação Profissional, Extensão Tecnológica e Iniciação Científica num só espaço: a experiência exitosa do Sistema de Gestão do Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalográficos (Campus Luzerna)
  •  Projeto integrador: uma proposta transdisciplinar de aprendizagem baseada em problemas (Campus São Bento do Sul)
  •  Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (Reitoria)

Tenda Tecnológica:

  •  Patente de Invenção: Método para Monitoramento de Enchentes em tempo real por meio de veículo aéreo não tripulado (Patente: BR 10 2017 015268 5) (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação)
  •  Patente Modelo de Utilidade: Aparelho Medidor da Arquitetura de Copa de Arvore (Patente: BR 20 2018 010995 8) (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação)
  •  Patente Modelo de Utilidade: Armadilha para captura de Flebotomíneos (Patente: BR 20 2018 014669 1) (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação)

O IFC organiza, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a próxima edição da Reditec, que será em Florianópolis e Costão do Saltinho, de 9 a 13 de setembro de 2019.

identidade e troca de experiências – A reitora do IFC, professora Sonia Regina de Souza Fernandes, faz um balanço positivo da presença da instituição na Reditec. “Com a troca de experiências proporcionada pela participação na Reunião, podemos compreender mais amplamente a diversidade que existe entre os Institutos de todo o país e, com isso, reconhecer melhor a nossa identidade local; perceber o que nos diferencia e o que nos congrega”, diz. “Também compreendemos mais a fundo a forma de organização do encontro e seu impacto no desenvolvimento da Rede – o que é importante, uma vez que vamos organizar a Reditec do ano que vem, em parecia com o IFSC”.

Sônia também elogiou a presença do Instituto na Mostra de Experiências Exitosas. “Chama a atenção não só o número de trabalhos escolhidos, mas a sua qualidade – que transcende a dimensão da quantidade. Ficou evidente o protagonismo e o compromisso de nossos professores, estudantes e técnicos com o IFC”, conclui.

Confira abaixo as fotos da participação do IFC na 42ª Reditec:

Clique aqui e veja também a Carta da 42ª Reditec

Texto e Imagens: Cecom IFC