IFC participa da etapa estadual da Conape

No dia 10 de março, foi realizada a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), etapa Santa Catarina, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, para debater sobre a Defesa da Escola Pública e o Plano Estadual de Educação, com a palavra de ordem “Educação Resiste e Luta”. O debate contou com participação de Eugênio Aragão, ex-ministro da Educação, e o professor Luiz Dourado, um dos autores do Plano Nacional de Educação (PNE).

Segundo os organizadores, a etapa estadual reuniu mais de 1.000 pessoas, entre trabalhadores da Educação Básica, Superior e Tecnológica, pais, estudantes, representantes de diversas entidades ligadas à educação, ao movimento sindical e social, parlamentares e demais convidados.

Além de auxiliar na organização, o Instituto Federal Catarinense (IFC) disponibilizou dois intérpretes de libras para tradução das atividades no evento. De acordo com o coordenador-geral de Cursos, Juliano Vilmar dos Santos, representante do Instituto na etapa estadual, a participação do IFC é fundamental em tais discussões. “Durante o evento, foi enfatizada a importância de se garantir as metas previstas no atual Plano Nacional de Educação, buscando, com isso, defender uma educação pública e de qualidade socialmente referenciada”, destacou Santos.

Estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, do IFC Campus Camboriú, acompanhados das professoras Filomena L. G. Rodrigues da Silva e Andressa Brandt, também participaram da etapa estadual da Conape 2018.

De acordo com as professoras, “a participação na atividade possibilitou aos estudantes a compreensão acerca da constituição, do acompanhamento e da gestão da educação em uma perspectiva democrática e participativa, defendida e assumida pelo curso de licenciatura em Pedagogia, e a vivência do processo de organização e manutenção da mobilização popular em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE – 2014/2024)”.

A conferência foi um momento preparatório para a Etapa Nacional da Conape, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio em Belo Horizonte-MG.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães
com informações das professoras do IFC Camboriú