IFC participa da etapa estadual da Conape

No dia 10 de marA�o, foi realizada a ConferA?ncia Nacional Popular de EducaA�A?o (Conape), etapa Santa Catarina, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em FlorianA?polis, para debater sobre a Defesa da Escola PA?blica e o Plano Estadual de EducaA�A?o, com a palavra de ordem a�?EducaA�A?o Resiste e Lutaa�?. O debate contou com participaA�A?o de EugA?nio AragA?o, ex-ministro da EducaA�A?o, e o professor Luiz Dourado, um dos autores do Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE).

Segundo os organizadores, a etapa estadual reuniu mais de 1.000 pessoas, entre trabalhadores da EducaA�A?o BA?sica, Superior e TecnolA?gica, pais, estudantes, representantes de diversas entidades ligadas A� educaA�A?o, ao movimento sindical e social, parlamentares e demais convidados.

AlA�m de auxiliar na organizaA�A?o, o Instituto Federal Catarinense (IFC) disponibilizou dois intA�rpretes de libras para traduA�A?o das atividades no evento. De acordo com o coordenador-geral de Cursos, Juliano Vilmar dos Santos, representante do Instituto na etapa estadual, a participaA�A?o do IFC A� fundamental em tais discussA�es. a�?Durante o evento, foi enfatizada a importA?ncia de se garantir as metas previstas no atual Plano Nacional de EducaA�A?o, buscando, com isso, defender uma educaA�A?o pA?blica e de qualidade socialmente referenciadaa�?, destacou Santos.

Estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, do IFC Campus CamboriA?, acompanhados das professoras Filomena L. G. Rodrigues da Silva e Andressa Brandt, tambA�m participaram da etapa estadual da Conape 2018.

De acordo com as professoras, a�?a participaA�A?o na atividade possibilitou aos estudantes a compreensA?o acerca da constituiA�A?o, do acompanhamento e da gestA?o da educaA�A?o em uma perspectiva democrA?tica e participativa, defendida e assumida pelo curso de licenciatura em Pedagogia, e a vivA?ncia do processo de organizaA�A?o e manutenA�A?o da mobilizaA�A?o popular em torno da defesa do Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE a�� 2014/2024)a�?.

A conferA?ncia foi um momento preparatA?rio para a Etapa Nacional da Conape, que acontecerA? nos dias 24, 25 e 26 de maio em Belo Horizonte-MG.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es
how to write a statement, zithromax without prescription. com informaA�A�es das professoras do IFC CamboriA?