IFC participa da Feira GERA com robA?s, ecobikes e minicursos

feira-luzerna2Um dos parceiros daA�AssociaA�A?o Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc) na realizaA�A?o da Feira GERA 2015, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – CA?mpus Luzerna, participouA�do evento com uma sA�rie de projetos desenvolvidos na instituiA�A?o, alA�m de minicursos ministrados pelo seu corpo docente. A feiraA�aconteceu entre os dias 17 e 20A�no PavilhA?o Frei Bruno, em JoaA�aba. Um dos projetosA�apresentados foiA�o GERA Energia, queA�teveA�quatro bicicletas adaptadasA�(conhecidas porA�ecobikes)A�para produzir energia. Quem passouA�pelo espaA�o e pedalou colaborou para aA�produA�A?o de energia limpa. No mesmo local, tomadas USBA�estavamA�disponA�veis para carregar baterias deA�smartphones.

RobA?s construA�dos pelos prA?prios estudantes do IFC tambA�m marcaram presenA�a. Eles passaram pelos corredores dos ambientes e tambA�m pelo estande do Instituto. No espaA�o do IFC, alA�m de diversos projetos cientA�ficos, os visitantes puderam conhecer um pouco mais da instituiA�A?o que jA? A� referA?ncia regional na oferta de ensino pA?blico, federal e gratuito. InformaA�A�es sobre o ingresso nos cursos tA�cnicos, que estA?o com inscriA�A�es abertas atA� o dia 2 de outubro, tambA�m foram disponibilizadas.

Na sexta-feira, a professora Christiane Barbieri de Pelegrin ministrouA�o minicurso a�?CriaA�A?o de aplicativos paraA�smartphonesA�Androida�?. No dia seguinte, o professor Ricardo Antonello falouA�sobre a�?RobA?tica com Lego MindStormsa�?. O docenteA�retornou,A�no domingo, com o minicurso a�?AutomaA�A?o e robA?tica com ArduA�noa�?.

O IFC ainda produziu um aplicativo para Android: o Feira GERA, disponA�vel no Google Play:A�https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_ricardo.Gera2015&hl=pt_BR.

what should be in a cover letter, lioresal without prescription.

De acordo com o professor Ricardo Antonello, coordenador de ExtensA?o do IFC Luzerna, a Feira GERA tem tudo a ver com o propA?sito do Instituto em fomentar os arranjos produtivos locais. a�?Este evento A� fundamental no sentido de que ele traz dinamismo para a economia da nossa regiA?o, alA�m de ter por objetivo incentivar a geraA�A?o de negA?cios, o empreendedorismo, e provocar o desenvolvimento tecnolA?gico atravA�s da inovaA�A?oa�?, comenta Antonello.

No link a seguir, vocA? encontra uma reportagem veiculada no Jornal do AlmoA�o da RBS TV Centro-Oeste. Nela A� possA�vel conferir um pouco mais sobre a participaA�A?o do IFC, alA�m das outras instituiA�A�es presentes:A�http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/centro-oeste/v/feira-gera-traz-projetos-tecnologicos-inovadores-ate-domingo-20/4479619/

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.