IFC participa da Feira GERA com robôs, ecobikes e minicursos

feira-luzerna2Um dos parceiros da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc) na realização da Feira GERA 2015, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Luzerna, participou do evento com uma série de projetos desenvolvidos na instituição, além de minicursos ministrados pelo seu corpo docente. A feira aconteceu entre os dias 17 e 20 no Pavilhão Frei Bruno, em Joaçaba. Um dos projetos apresentados foi o GERA Energia, que teve quatro bicicletas adaptadas (conhecidas por ecobikes) para produzir energia. Quem passou pelo espaço e pedalou colaborou para a produção de energia limpa. No mesmo local, tomadas USB estavam disponíveis para carregar baterias de smartphones.

Robôs construídos pelos próprios estudantes do IFC também marcaram presença. Eles passaram pelos corredores dos ambientes e também pelo estande do Instituto. No espaço do IFC, além de diversos projetos científicos, os visitantes puderam conhecer um pouco mais da instituição que já é referência regional na oferta de ensino público, federal e gratuito. Informações sobre o ingresso nos cursos técnicos, que estão com inscrições abertas até o dia 2 de outubro, também foram disponibilizadas.

Na sexta-feira, a professora Christiane Barbieri de Pelegrin ministrou o minicurso “Criação de aplicativos para smartphones Android”. No dia seguinte, o professor Ricardo Antonello falou sobre “Robótica com Lego MindStorms”. O docente retornou, no domingo, com o minicurso “Automação e robótica com Arduíno”.

O IFC ainda produziu um aplicativo para Android: o Feira GERA, disponível no Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_ricardo.Gera2015&hl=pt_BR.

De acordo com o professor Ricardo Antonello, coordenador de Extensão do IFC Luzerna, a Feira GERA tem tudo a ver com o propósito do Instituto em fomentar os arranjos produtivos locais. “Este evento é fundamental no sentido de que ele traz dinamismo para a economia da nossa região, além de ter por objetivo incentivar a geração de negócios, o empreendedorismo, e provocar o desenvolvimento tecnológico através da inovação”, comenta Antonello.

No link a seguir, você encontra uma reportagem veiculada no Jornal do Almoço da RBS TV Centro-Oeste. Nela é possível conferir um pouco mais sobre a participação do IFC, além das outras instituições presentes: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/centro-oeste/v/feira-gera-traz-projetos-tecnologicos-inovadores-ate-domingo-20/4479619/

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 24 de setembro de 2015, às 20:34 por Nicole Trevisol.