Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

IFC participa da I Rodada de Transferência Tecnológica – ICTs e Empresas

d604e35d-765a-40f9-b586-19a887e7728bAconteceu, em 9 de maio, a I Rodada de Transferência Tecnológica ICTs e Empresas na cidade de Jaraguá do Sul. Representantes do IFC participaram do evento: o pró-reitor Cladecir Schenckel e os pesquisadores Eduardo Silva e Ivo Marcos Riegel, do Campus Araquari, que se propuseram a trabalhar com as demandas solicitadas por empresas locais.

A Rodada se pauta nos avanços ocorridos no Sistema Nacional de Inovação, com a regulamentação da Lei 10.973/04, e na premissa de que a interação entre universidade e empresa ainda não acontece de formas significativas, de tal modo que certas empresas que possuem demanda tecnológica não interagem com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) por desconhecer as oportunidades. Nesse sentido, o evento estabeleceu objetivos com vistas a suprir tais lacunas no âmbito da transferência tecnológica, tais como apoiar a indústria catarinense na realização de transferência tecnológica, através da realização de uma Rodada de Negócios entre empresas e ICTs; promover a interação entre ICTs e empresas; e compartilhar boas práticas de interação entre estas, para transferência de tecnologia.

Para os envolvidos, a atividade representou a prospecção de parcerias com a comunidade ICT e empresas. Essa junção é pertinente porque as ICTs possuem profissionais qualificados; já as empresas apresentam a demanda por tecnologia e a visão de mercado. Esse trabalho conjunto pode conduzir a resultados positivos em Pesquisa e Desenvolvimento, levando-se em consideração que, para tanto, são necessários investimentos, qualificação profissional e infraestrutura.

Texto: CECOM/Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 11 de maio de 2016, às 16:25 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: