IFC participa da implantação do Centro de Inovação em Videira

Você já ouviu falar em “tríplice hélice”? É um conceito que preconiza a união de empresas, instituições de ensino e setor público com o objetivo de fomentar um ambiente de inovação e desenvolvimento econômico, social e tecnológico.

Integrando a “hélice” das instituições de ensino, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira está participando do Grupo de Trabalho (GT) de Inovação, criado pela Prefeitura Municipal de Videira em dezembro de 2018. Além do IFC, integram o GT 14 representantes de todas as Secretarias da Prefeitura, 14 representantes de Instituições de Ensino e 14 representantes do setor privado, entre comércio e indústria.

O objetivo do GT Inovação é criar e implantar o Centro de Inovação. “O Centro de Inovação é um espaço que agrega vários serviços que são motivadores de Inovação.  É um espaço que conterá uma incubadora tecnológica, mas que não se restringe a isso, podendo ter também espaços de divulgação de pesquisas e ações diversas para fomentar a Inovação”, explica o Secretário de Educação Luiz Felipe Torcatto Zanella, que participa do GT representando a Prefeitura de Videira.

Zanella conta que, em 2017, a Prefeitura buscou contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), responsável pelo Programa Pacto pela Inovação. “Por meio deste Programa, foi desenvolvida uma série de instruções, normativas e guias sobre como ativar os Ecossistemas de Inovação. O Programa criou 13 Centros de Inovação com investimento em espaços físicos próprios para este fim. Os Centros de Inovação mais próximos de Videira ficam em Lages, Joaçaba e Chapecó. Com base no Programa Pacto pela Inovação, estamos agora desenvolvendo o Centro que será instalado em Videira”, detalha.

Em Videira, o Centro de Inovação irá funcionar na nova Rodoviária, em um espaço de 800 metros quadrados. Neste momento, o GT trabalha desenvolvendo um plano de operações, incluindo a elaboração de uma legislação municipal, ponderando questões jurídicas e burocráticas que envolvem todo o processo.

Representantes do IFC no GT Inovação, os professores Josy Carvalho Gardin e Manassés Ribeiro explicam que o papel da Instituição de Ensino é contribuir com o conhecimento para a criação e implantação do Centro de Inovação. “Nosso Setor de Tecnologia de Informação elaborou o projeto de infraestrutura lógica para instalação da rede de dados do Centro de Inovação. Acreditamos que é fundamental somar esforços para o desenvolvimento de Videira e região”, explicam os professores.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, integrantes do GT Inovação estiveram em Florianópolis para conhecer experiências bem sucedidas na área de Inovação. A programação da viagem contou com visitas ao Sebrae Lab, Centro de Inovação Acate Primavera, Observatório da Indústria Fiesc, Centro de Inovação Acate-Dimas e Sapiens Parque.

Texto e Foto:  Cecom/Videira