IFC participa do IV Seminário de Gestão Pública Sustentável

O IFC participou do 4º Seminário de Gestão Pública Sustentável, realizado no dia 28 de novembro no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó. O evento foi organizado pelo Fórum de Gestão Integrada das Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina (FORGIFESC) e teve a participação de representantes das quatros instituições federais de ensino de Santa Catarina: Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e UFFS.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cladecir Alberto Schenkel, representou a reitora do IFC Sônia Regina de Souza Fernandes na mesa de abertura. Na oportunidade, foi discutido sobre a sustentabilidade e as relações éticas na gestão pública. A professora Andreia Scharmarch apresentou o case do IFC: “Logística Reversa: colaboração para produtividade e sustentabilidade”. Além da professora, são autores do artigo os alunos, do curso superior de Tecnologia em Logística do IFC São Francisco do Sul, Anderson Amorim e Carlos Victor Dutra Butzke.

“O objetivo destas atividades com as demais instituições de ensino de Santa Catarina é o estreitamento das ações, numa política de que ‘juntos seremos mais fortes’”, destaca Andressa Thaís Schwingel, servidora do Campus Ibirama e representante do IFC no Fórum. Ela ressalta ainda que o Forgifesc realiza atividades anualmente, cada ano em uma instituição: “Em 2016 aconteceu no IFC Campus Camboriu, neste ano, na UFFS, e, em 2018, será no IFSC”, finaliza.

Saiba mais sobre o Case IFC:

Em atividade de Ensino, Pesquisa e Extensão, alunos do curso superior de Logística do Campus São Francisco do Sul realizaram estudo de caso sobre sustentabilidade, por meio da Logística Reversa, em organização sem fins lucrativos. A excelência do trabalho resultou no convite para participação e apresentação no IV Seminário de Gestão Sustentável.

O trabalho Logística Reversa: Colaboração para produtividade e sustentabilidade, desenvolvido pelos acadêmicos Anderson Amorim e Carlos Victor Butzke, orientados pela Prof. Andreia Scharmach, mostrou-se relevante nas perspectivas científica e social.

O estudo apresentado no evento tem como problemática as mazelas ambientais causadas pelo descarte incorreto de produtos após o consumo, um fato bastante conhecido e debatido na sociedade atual. Nesse contexto desafiador, a logística reversa, por meio da reciclagem, se torna uma alternativa para diminuir impactos ambientais.

Tendo em vista esse cenário e a fim de delimitar o tema, os estudantes e a docente do IFC se propuseram a conhecer uma Comunidade Terapêutica localizada na cidade de São Francisco do Sul, que realiza serviços de separação, classificação e compactação de recicláveis, destinando-os, por meio de venda, a empresas especializadas na reciclagem destes materiais. O objetivo primordial da comunidade estudada, com essa ação específica, é angariar recursos financeiros, com as atividades de reciclagem, para a manutenção da instituição, que abriga e recupera dependentes químicos. A comunidade atende cerca de 50 pacientes gratuitamente e não visa lucros.

O Case IFC se propôs a identificar formas de otimização de arrecadação de recicláveis para as atividades cotidianas da Comunidade Terapêutica a partir da análise da capacidade produtiva e das possibilidades no ambiente externo da organização, e da sugestão de formas de otimizar pontos de coleta de recicláveis.

Fonte: Cecom/Reitoria e Campus São Francisco do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de dezembro de 2017, às 15:03 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).