IFC participa do IV SeminA?rio de GestA?o PA?blica SustentA?vel

O IFC participou do 4A? SeminA?rio de GestA?o PA?blica SustentA?vel, realizado no dia 28 de novembro no auditA?rio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em ChapecA?. O evento foi organizado pelo FA?rum de GestA?o Integrada das InstituiA�A�es Federais de Ensino de Santa Catarina (FORGIFESC) e teve a participaA�A?o de representantes das quatros instituiA�A�es federais de ensino de Santa Catarina: Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e UFFS.

O prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o, Cladecir Alberto Schenkel, representou a reitora do IFC SA?nia Regina de Souza Fernandes na mesa de abertura. Na oportunidade, foi discutido sobre a sustentabilidade e as relaA�A�es A�ticas na gestA?o pA?blica. A professora Andreia Scharmarch apresentou o case do IFC: a�?LogA�stica Reversa: colaboraA�A?o para produtividade e sustentabilidadea�?. AlA�m da professora, sA?o autores do artigo os alunos, do curso superior de Tecnologia em LogA�stica do IFC SA?o Francisco do Sul, Anderson Amorim e Carlos Victor Dutra Butzke.

a�?O objetivo destas atividades com as demais instituiA�A�es de ensino de Santa Catarina A� o estreitamento das aA�A�es, numa polA�tica de que a�?juntos seremos mais fortesa��a�?, destaca Andressa ThaA�s Schwingel, servidora do Campus Ibirama e representante do IFC no FA?rum. Ela ressalta ainda que o Forgifesc realiza atividades anualmente, cada ano em uma instituiA�A?o: a�?Em 2016 aconteceu no IFC Campus Camboriu, neste ano, na UFFS, e, em 2018, serA? no IFSCa�?, finaliza.

Saiba mais sobre o Case IFC:

Em atividade de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o, alunos do curso superior de LogA�stica do Campus SA?o Francisco do Sul realizaram estudo de caso sobre sustentabilidade, por meio da LogA�stica Reversa, em organizaA�A?o sem fins lucrativos. A excelA?ncia do trabalho resultou no convite para participaA�A?o e apresentaA�A?o no IV SeminA?rio de GestA?o SustentA?vel.

O trabalho LogA�stica Reversa: ColaboraA�A?o para produtividade e sustentabilidade,A�desenvolvido pelos acadA?micos Anderson Amorim e Carlos Victor Butzke, orientados pela Prof. Andreia Scharmach, mostrou-se relevante nas perspectivas cientA�fica e social.

O estudo apresentado no evento tem como problemA?tica as mazelas ambientais causadas pelo descarte incorreto de produtos apA?s o consumo, um fato bastante conhecido e debatido na sociedade atual. Nesse contexto desafiador, a logA�stica reversa, por meio da reciclagem, se torna uma alternativa para diminuir impactos ambientais.

Tendo em vista esse cenA?rio e a fim de delimitar o tema, os estudantes e a docente do IFC se propuseram a conhecer uma Comunidade TerapA?utica localizada na cidade de SA?o Francisco do Sul, que realiza serviA�os de separaA�A?o, classificaA�A?o e compactaA�A?o de reciclA?veis, destinando-os, por meio de venda, a empresas especializadas na reciclagem destes materiais. O objetivo primordial da comunidade estudada, com essa aA�A?o especA�fica, A� angariar recursos financeiros, com as atividades de reciclagem, para a manutenA�A?o da instituiA�A?o, que abriga e recupera dependentes quA�micos. A comunidade atende cerca de 50 pacientes gratuitamente e nA?o visa lucros.

O Case IFC se propA?s a identificar formas de otimizaA�A?o de arrecadaA�A?o de reciclA?veis para as atividades cotidianas da Comunidade TerapA?utica a partir da anA?lise da capacidade produtiva e das possibilidades no ambiente externo da organizaA�A?o, e da sugestA?o de formas de otimizar pontos de coleta de reciclA?veis.

college personal statement, generic lioresal.

Fonte: Cecom/Reitoria eA�Campus SA?o Francisco do Sul.