IFC presente no I Encontro sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

I-encontro-direitos-deficiencia (2)O Instituto Federal Catarinense (IFC), por meio de servidores da Reitoria e do Câmpus Camboriú, participou do I Encontro sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Blumenau: Criação do Conselho Municipal em Debate, ocorrido no dia 19/11, no Auditório da Biblioteca da FURB (Câmpus1) e promovido pela Associação Paradesporto Escolar de Blumenau (Apesblu).

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes, entre elas: servidores da Reitoria do IFC; membros do Projeto Cães-Guia do Câmpus Camboriú; representantes de NAPNES do IFC; sociedade civil organizada; pessoas com e sem deficiência; entidades de e para pessoas com deficiência; Conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiência SC; Conselho de Joinville; Comissão permanente dos direitos das pessoas com deficiência/ALESC; representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário; Ministério Público; OAB; entre outros.

O objetivo principal do I Encontro é a criação do Conselho Municipal dos Direitos das pessoas com Deficiência em Blumenau, em que se discutiu o fortalecimento da participação democrática, o protagonismo e ampliação da garantia de direitos das pessoas com deficiência em Blumenau. “A criação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência é um tema de interesse público e de suma importância. O Conselho é deliberativo, propositivo, consultivo e fiscalizador no que tange a garantia de direitos”, explica Sabrina Rocha, servidora da Reitoria.

O resultado do encontro será o envio do Projeto de Lei à Câmara Municipal de Blumenau para criação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Blumenau e a realização de audiências públicas para ampliar o debate e a participação/protagonismo das pessoas com deficiência na cidade.

I-encontro-direitos-deficiencia (5) I-encontro-direitos-deficiencia (4) I-encontro-direitos-deficiencia (1)

Fotos: Cirlene Amado/Divulgação.

Projeto Cães-Guia presente no evento

Os alunos e servidores do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, do IFC Camboriú, participaram do Encontro e puderam trocar informações sobre o Projeto Cães-guia com os participantes do evento. Para quem ainda não conhece o projeto, vale a pena conferir aqui: http://migre.me/gMg3N

I-encontro-direitos-deficiencia (3)

Foto: CECOM/Camboriú.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 28 de novembro de 2013, às 14:28 por Nicole Trevisol.