IFC promove terceira edição dos Jogos Internos (JIFC)

Alunos de todos os campi do IFC participam até sexta-feira (6), da terceira edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (JIFC). O evento é sediado no Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI), em Blumenau, e reúne cerca de 750 atletas dos seguintes esportes: atletismo (em diversas modalidades), basquete, futsal, vôlei, vôlei de praia, handebol, tênis de mesa, xadrez e badminton.

A abertura dos Jogos foi na quinta-feira (5), às 18h. A solenidade contou com a presença da reitora do Instituto, Sônia Regina Fernandes, da pró-reitora de Ensino, Josefa Surek de Souza, da coordenadora-geral substituta de Políticas e Programas Estudantis da Proen, Giane Maria Bosi e da coordenadora da Comissão de Organização dos Jogos, Angela Maria Crotti da Rosa – além dos diretores-gerais de cada campus. Após a entrada das delegações de atletas dos campi, a reitora abriu oficialmente os Jogos. Em seguida, os competidores realizaram o Juramento do Atleta.

Em sua fala, a pró-reitora de Ensino deu as boas-vindas a todos os presentes e ressaltou a importância do evento como espaço de integração. “Para uma instituição como a nossa, que tem como um de seus pressupostos a formação integral de nossos estudantes, eventos como esse – de esporte, cultura e lazer – são fundamentais. E, por isso, a gente valoriza tanto esse momento”, disse. Josefa agradeceu ainda aos técnicos e professores que trabalham na organização dos JIFC.

Em seguida, a reitora Sônia Regina relembrou que a realização de uma competição esportiva entre todos os campi do IFC atende a uma demanda de toda a comunidade estudantil e destacou a importância da participação dos diretores-gerais para que os JIFC se tornassem realidade. Ela também reiterou a relevância dos Jogos para a formação dos participantes. “Aqui é um lugar de encontro, de confraternização, de troca de conhecimento e de interação. Façam isso com muita responsabilidade e não percam a oportunidade de se conhecer e ampliar o leque de interação dentro do IFC”, concluiu.

Esporte e Interação – As primeiras partidas dos JIFC começaram às 19h, logo após a cerimônia de abertura. O clima é de Olimpíadas; quem não está em quadra fica nas arquibancadas torcendo e vibrando pelas suas equipes. André Luiz Pazin, do campus Fraiburgo, veio aos jogos pela primeira vez e disputa de duas modalidades: futsal e atletismo. “Eu estudo no IFC desde 2016, e sempre tentei participar”, conta. Para ele, o evento não é só esporte. “Tem também a interação com os alunos de outros campi. Além de praticar as modalidades, a gente conhece mais pessoa do nosso campus e dos outros campi também”. Já para Isabelle de Oliveira, atleta do voleibol de Brusque, o foco está na competição. “Nossa equipe treinou por um bom tempo, e agora estamos aqui para mostrar o que aprendemos, o resultado desse trabalho”, diz.

Os atletas ou equipes que obtiverem as primeiras colocações em suas modalidades são classificados para a etapa regional Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que reúne atletas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A a competição está prevista para o final de agosto, em Novo Hamburgo-RS, com organização dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS), Farroupilha (IFFar) e Sul-Rio-grandense (IFSUl). Já a Etapa nacional dos jogos vai ser em Fortaleza, em setembro, promovida pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Confira aqui a galeria de fotos dos JIFC 2018.
Confira aqui os resultados de todas as modalidades.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Fotos: Cecom/Reitora