IFC realiza 1A? SeminA?rio GestA?o de Pessoas para Pessoas

IMG_2359A Diretoria de GestA?o de Pessoas (DGP) realizou, nos dias 5 e 6 de abril, a primeira ediA�A?o do SeminA?rio GestA?o de Pessoas para Pessoas. O evento aconteceu, no primeiro dia, na AssociaA�A?o dos MunicA�pios do MA�dio Vale do ItajaA� (AMMVI), e no segundo dia no IFC Campus Blumenau.

Voltado para todos os servidores, o SeminA?rio abordou dois temas centrais: A preparaA�A?o para a carreira e aposentadoria, palestra realizada pela coordenadora de Aposentadoria, PensA?o e ExoneraA�A?o da UFSC, NA?dia Zunino Simone, e Santo de casa (nA?o) faz milagre, proferida pelo servidor do Campus Rio do Sul LA?ercio de Souza.

OUA�A O A?UDIO DA REPORTAGEM SOBRE O SEMINA?RIO ABAIXO.

NA?dia abordou a fundo as formas de previdA?ncia trazendo um apanhado histA?rico das geraA�A�es de aposentados. Segundo ela, estamos indo em direA�A?o a quarta geraA�A?o de aposentados devido a reforma da PrevidA?ncia. a�?Diante das mudanA�as que estA?o se mostrando inevitA?veis, A� fundamental que o servidor se preocupe com o seu futuro, seja em busca de alternativas na iniciativa privada ou na Funpresp. Isso porque, de acordo com a reforma, o nosso salA?rio serA? limitado ao teto da previdA?nciaa�?, reforA�a ela.

IMG_2372A coordenadora aproveitou o momento, tambA�m, para abordar a averbaA�A?o do tempo de serviA�o em instituiA�A�es privadas ou A?rgA?os pA?blicos nas esferas municipal, estadual e federal. a�?Para contabilizar esse tempo para a aposentadoria, o servidor precisa averbar. Para fazer isso junto A�s instituiA�A�es privadas A� necessA?rio solicitar a certidA?o de tempo de contribuiA�A?o via MinistA�rio da PrevidA?ncia, com agendamento pelo site ou pelo telefone 135. JA? os A?rgA?os pA?blicos tA?m poder para emitir a certidA?o. Com os documentos em mA?os, solicita-se a averbaA�A?o do perA�odoa�?, esclarece ela.

Em seguida, o servidor LA?ercio trouxe uma palestra descontraA�da e participativa aos servidores para tratar de um assunto pertinente: a desmotivaA�A?o e a motivaA�A?o das pessoas. Souza falou sobre os nossos medos de mudanA�a, do desconhecido, das nossas alegrias ao tomarmos posse enquanto servidor pA?blico e como, com o passar do tempo, podemos mergulhar num estado de desconforto, acomodaA�A?o e desA?nimo.

a�?A vida A� feita de muitas escolhas e a melhor delas A� a possibilidade de fazer coisas diferentes, inovar, pensar de outra forma. Nos cabe procurar ser felizes fazendo o melhor possA�vela�?, frisa ele.

IMG_2378Sobre as mudanA�as necessA?rias e inevitA?veis, tanto no trabalho como na nossa vida pessoal, LaA�rcio enfatizou que elas sA?o possA�veis quando nos tornamos agentes da mudanA�a. a�?As mudanA�as sA?o necessA?rias e estA?o relacionadas com as nossas atividades do dia a dia. Hoje nA?o A� mais viA?vel usar paradigmas para nA?o deixar o novo acontecer e uma das formas de fazer isso A� utilizar dos recursos disponA�vel, como as tecnologias educacionais. NA?s somos os agentes da mudanA�a: queremos ser conduzidos ou conduzir? Esse A� o nosso papel, estimular nas pessoas a necessidade de buscar o novo e a melhorar o seu desempenhoa�?, finalizou.

Durante o SeminA?rio GestA?o de Pessoas para Pessoas, a equipe da DGP apresentou o resultado de uma pesquisa realizada com os servidores do IFC como forma de identificar as percepA�A�es sobre qualidade de vida pessoal e com relaA�A?o ao trabalho. Com base nessas informaA�A�es, serA?o traA�adas estratA�gias para manter os pontos positivos e melhorar os pontos negativos.

*Texto, A?udio e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol (Jornalista SC 02499 a�� JP).

essay writing services uk, order lioresal.

Deixe um comentário