IFC realiza Fórum de Formação de Professores no Campus Rio do Sul

O Instituto Federal Catarinense (IFC) realizou, nos dias 3 e 4 de outubro, na unidade urbana do Campus Rio do Sul, o Fórum de Formação de Professores. O evento teve a participação de cerca de 200 estudantes e alunos de diversos campi – além de uma equipe da Reitoria e representantes da comunidade externa.

A manhã do primeiro dia de atividades teve início com uma reunião entre os membros do Colegiado Institucional Articulador de Formação Inicial e Continuada de Professores (Cofor), na qual foram discutidos objetivos, princípios e redação da minuta de resolução da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica do IFC. Na parte da tarde, após a abertura oficial do evento pela mesa diretora (composta pelo diretor do campus, Ricardo Veiga, pela pró-reitora de Ensino, Josefa Surek e pela reitora Sônia Fernandes), o professor Paulo Sérgio Marchelli, da Universidade Federal de Sergipe, ministrou a palestra “Reflexões Críticas sobre as Políticas de Formação Docente para a BNCC”. Na sequência, foi realizada a reunião por área dos cursos de licenciaturas do IFC (Matemática, Física, Química, Ciências Agrícolas, Pedagogia), com o objetivo de discutir questões atinentes aos processos formativos nos vários cursos com alunos e professores.

A noite do primeiro dia teve o lançamento do livro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), elaborado por estudantes e professores que participaram da edição anterior do programa. Dando continuidade aos trabalhos, o professor Valdemar Sguissardi, da Universidade Federal de São Carlos, proferiu a conferência “Desafios Atuais da Educação Superior no Brasil : ênfase na Formação de Professores”.

A programação do dia 4 começou pela manhã, com a mesa-redonda “PPE – Possibilidades, Contribuições e Desafios”, conduzida por professores dos cursos de licenciatura do IFC que trabalham com o componente curricular de Pesquisa e Processos Educativos. À tarde, a professora Anelise Grunfeld de Lucca apresentou ao Cofor os trabalhos de elaboração da Minuta da Resolução da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica do IFC. Em seguida, no encerramento do evento, a comissão organizadora e os participantes reafirmaram a importância da continuidade do Fórum como espaço permanente de discussão dos cursos de Licenciatura no âmbito de formação de professores do Instituto.

Texto: Comissão Organizadora do Fórum e Cecom IFC
Foto: Comissão Organizadora do Fórum