IFC realiza primeira capacitaA�A?o de NA?cleos de InovaA�A?o TecnolA?gica em parceria com INPI

palestra-nit3Representantes de instituiA�A�es de Santa Catarina e do ParanA? tiveram a oportunidade de discutir temas relacionados a contratos e transferA?ncia de tecnologia. O evento, que ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro, no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau, foi promovido pela PrA?-Reitoria de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o (Propi) e pelo NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica (NIT) do IFC, em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

AlA�m de servidores do IFC, participaram do evento profissionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal do ParanA? (IFPR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do ParanA? (UFPR), Universidade do Vale do ItajaA� (Univali) e Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Segundo a coordenadora do NIT, Carla Zanvadalli, esta A� a primeira capacitaA�A?o em parceria com o INPI. a�?Este curso A� feito normalmente no Rio de Janeiro, mas achamos mais produtivo e tambA�m econA?mico para o IFC trazer os palestrantes e reunir os interessados aqui. AlA�m disso, a capacitaA�A?o em conjunto com outras instituiA�A�es pode, no futuro, contribuir para operacionalizaA�A?o e gestA?o, uma vez que possibilitarA? pensarmos em processos colaborativosa�?, acentuou.

A capacitaA�A?o tratou dos processos e modos de fazer com que a tecnologia, que estA? atrelada aos processos de ensino e aprendizagem, transforme-se em novos produtos e processos, tambA�m chamados de inovaA�A?o. a�?A� importante este tipo de evento porque faz com que o conhecimento vinculado A� transferA?ncia de tecnologia se difunda pelos institutos federaisa�?, salientou Mauro Catharino Vieira da Luz, palestrante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Para o chefe de Exame e DifusA?o Regional do INPI em Santa Catarina, Araken Alves de Lima, que tambA�m foi um dos palestrantes, o curso foi essencial. a�?Por disposiA�A?o legal, as universidades e os institutos de pesquisa tA?m de ter uma estrutura chamada NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica, cujo objetivo A� fazer a gestA?o da propriedade intelectual e da inovaA�A?o dentro das instituiA�A�es. Ou seja, as pesquisas desenvolvidas nestas instituiA�A�es tA?m potencial para serem protegidas com direitos de propriedade intelectual e licenciadas para empresa e outras universidadesa�?, observou.

Contudo, explicou Lima, fazer esse processo requer conhecimento especA�fico. a�?A capacitaA�A?o veio justamente para tratar o que A� propriedade intelectual e contextualizar todos os processos de direitos intelectuais. AlA�m disso, tratou dos contratos de transferA?ncia de tecnologia, assunto pouco estudado nas universidadesa�?, completou.

Ao final do evento, os participantes combinaram o compartilhamento de documentos entre as instituiA�A�es e marcaram de participar do Encontro AcadA?mico de Propriedade Intelectual, InovaA�A?o e Desenvolvimento (Enapid), que ocorrerA? de 23 a 25 de novembro, em FlorianA?polis.

*Texto e fotos: Gisele Silveira/ Cecom IFC.

novel writing, acquire Zoloft.