IFC recebe visita do cônsul honorário de Negócios do Reino Unido

O Instituto Federal Catarinense recebeu, nesta quarta-feira (3), a visita do cônsul honorário de Negócios do Reino Unido em Santa Catarina, Michael Delaney. Ele veio conhecer a instituição e conversar sobre possíveis parcerias.

Delaney foi recebido pelo reitor substituto em exercício e  pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC, Cladecir Schenkel, e pelo diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Propi, Eduardo Werneck. Eles conversaram sobre a história, os cursos e as áreas de atuação e excelência do Instituto, bem como sobre sua contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina e a política de internacionalização do IFC.

Durante o encontro, o cônsul perguntou sobre as modalidades de ensino oferecidas pelo Instituto, sobre as pesquisas desenvolvidas e sobre a visão e as intenções da instituição em sua busca por parcerias internacionais, entre outras questões. “Como representante do Reino Unido, meu trabalho é viabilizar esse contato; conhecer as áreas de excelência do Instituto e levar ao consulado, para que possamos encontrar instituições interessadas em realizar parecerias”, explica Delaney. “Hoje, vindo para cá, conheci bem melhor o IFC, o que ele oferece para seus alunos e para o Estado e de que forma está interessado em buscar colaborações internacionais. Acredito que será possível formar parecerias de ideias e projetos e aumentar o intercâmbio em todos os níveis”.

“Nós estamos construindo uma política de internacionalização a partir da qual o IFC tenha parcerias com outras instituições de forma realmente colaborativa”, ressalta Werneck. “Nosso norte não é focar apenas no movimento externo; desejamos construir relações solidárias, humanísticas e interculturais. Não queremos ser marcados como ‘exportadores de alunos’, mas construir um ambiente em que as pessoas venham buscar conhecimento. Nós temos excelência em diversos setores e os parceiros de fora também têm muito a aprender conosco”.

Para Werneck, a visita de Delaney é um passo importante nesse sentido. “O cônsul demonstrou comungar dessa nossa visão sobre parcerias. A partir do contato que ele se propôs a fazer com as instituições do Reino Unido, acredito que poderemos alcançar colaborações significativas junto aos nosso colegas estrangeiros e consolidar ainda mais a nossa política de internacionalização”.

Texto e imagem: Cecom IFC – Thomás Müller