IFC Rio do Sul completa 20 anos

rio-sul-Solenidade3No dia 5 de junho, o IFC presentation programs, order clomid. CA?mpus Rio do Sul completou 20 anos de atividades letivas. A instituiA�A?o federal foi inaugurada em dezembro de 1994 e iniciou as atividades letivas em 5 de junho de 1995, quando abriu o primeiro curso tA�cnico de agropecuA?ria da regiA?o, com 120 alunos.

Atualmente, conta com mais de 1300 alunos, distribuA�dos nos cursos tA�cnicos de AgropecuA?ria, Agroecologia, Agrimensura, EletroeletrA?nica e InformA?tica. AlA�m desses, os cursos superiores de Agronomia, CiA?ncias da ComputaA�A?o, Licenciatura em MatemA?tica e Licenciatura em FA�sica. Desde 1998, quando houve aA�conclusA?o da primeira turma, o IFC jA? formou 1.951 alunos e certificou em cursos e eventos mais de 16.300.

Como forma de comemorar a data festiva, uma solenidade ocorreu no dia 9/6, na Unidade Sede, momento em que os profissionais que passaram pela instituiA�A?o nestes 20 anos foram lembrados, alA�m da realizaA�A?o de almoA�o comemorativo e gincana de confraternizaA�A?o.

MEMA�RIA

Saudosismo, lembranA�as e momentos que ficarA?o guardados aos que fizeram parte da histA?ria da antiga Escola AgrotA�cnica Federal de Rio do Sul a�� hoje IFC – foram ressaltadas durante os discursos dos ex-diretores que coordenaram as primeiras as atividades desenvolvidas em Rio do Sul. JoA?o JosA� Stupp, diretor entre os anos 2000 e 2004, relembrou dos bons momentos e comentou fatos que, segundo ele, serA?o inesquecA�veis. a�?NA?o tA�nhamos muita estrutura, mas uma equipe pronta para auxiliar no que fosse precisoa�?.

O reitor,A� Francisco MontA?rio Sobral, salientou em seu discurso a importA?ncia de confraternizar. a�?Precisamos resgatar essa histA?ria para que os nomes dos que construA�ram o IFC nA?o sejam esquecidosa�?, explicou ele, parabenizando os diretores. O ex-diretor e primeiro reitor do IFC, ClA?udio Adalberto Koller, enfatizou como ocorreu a fusA?o entre Escola AgrotA�cnica Federal e Instituto Federal. Aproveitou para explicar o momento econA?mico vivido durante o processo de expansA?o e agradeceu a todos que trabalharam para que o CA?mpus de Rio do Sul estivesse entre os maiores do estado.

O diretor geral, Oscar Harthmann, completou salientando a quantidade de alunos e servidores que hoje atuam na instituiA�A?o. Segundo Oscar, desde a sua fundaA�A?o, jA? foram emitidos 16.300 certificados de cursos e eventos realizados e 1.951 diplomas de formaA�A?o. a�?Isso A� o mais importante, pois nosso objetivo A� capacitar e possibilitar formaA�A?o aos jovens do Alto Vale do ItajaA�a�?.
ApA?s as homenagens, um almoA�o especial foi servido aos convidados e estudantes. Na parte da tarde, foi inaugurada a galeria dos Ex-diretores e uma gincana foi organizada como forma de confraternizaA�A?o.

HISTA�RIA

rio-sul EntradaA Escola AgrotA�cnica Federal de Rio do Sul foi idealizada a partir de agosto de 1972, em razA?o da alta prioridade que representa a agricultura no contexto da atividade econA?mica na RegiA?o do Alto Vale do ItajaA� e das reivindicaA�A�es das comunidades rurais da regiA?o atravA�s da FundaA�A?o Educacional do Alto Vale do ItajaA� a�� Fedavi, que liderou o estudo de viabilidade de uma Escola AgrotA�cnica Federal.

No ano de 1986, atravA�s de uma campanha regional, foi adquirido o imA?vel, com A?rea de 192 hectares, com o qualA�colaboraram 147 doadores, entre instituiA�A�es pA?blicas, empresas comerciais, industriais, bancA?rias e pessoas fA�sicas de toda a regiA?o. Em 22 de julho de 1988 houve o lanA�amento da Pedra Fundamental da EdificaA�A?o, destinada A� sede da Escola AgrotA�cnica Federal de Rio do Sul.

* InformaA�A�es e fotos: CECOM/Rio do Sul.