IFC Rio do Sul recebe visita de indA�genas

indigena1No dia 23/4, o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Rio do Sul realizou um evento referente A� semana do A�ndio. No auditA?rio da unidade, trA?s indA�genas da aldeia Fulni-A? a�� que significa A�ndio da beira do rio -, localizada na cidade de Belas A?guas – Pernambuco, efetuaram apresentaA�A�es no perA�odo matutino, atravA�s de danA�as e rituais proferidos no dialeto a�?Iatea�?, ainda cultivado por eles.
A apresentaA�A?o foi organizada pela professora Ana Caroline B. B. Carida, com parceria do acadA?mico da nona fase em Agronomia Rovier Verdi, que realizou o contato com o grupo. De acordo com Rovier, a seca no sertA?o nordestino e a falta dos recursos mA�nimos para a sobrevivA?ncia fez com que a tribo recebesse a permissA?o de sair em comitivas para praticar a venda de artesanatos e compartilhar a arte. a�?Esse foi o modo utilizado para arrecadar fundos sem que eles deixassem de habitar suas terrasa�?, comenta.

APRESENTAA�A?O

indigena2Todas as turmas do ensino mA�dio tiveram acesso A� exposiA�A?o, sendo que depois de uma breve introduA�A?oA�sobreA�os costumes e tradiA�A�es da tribo, feita pelo responsA?vel do grupo, cujo nome era Foia a�� pedra,A�os alunos puderam interagir com os indA�genas, realizando perguntas sobre o modo tradicional de vida ainda mantido nas aldeias.
Na parte da tarde, no ginA?sio da instituiA�A?o, ocorreu uma apresentaA�A?o de danA�a para toda a comunidade escolar. As danA�as seguiam no compasso do chocalho e as pinturas sob o corpo, segundo eles, serviam como vestimentas caracterizadas nos costumes cultivados.
A viagem com duraA�A?o de trA?s dias nA?o foi o bastante para desanimar o grupo de indA�genas que ainda conta com mais apresentaA�A�es na regiA?o. De acordo com Foia, durante a passagem pelo Alto Vale, outras cidades serA?o visitadas, pois o objetivo A� aproveitar a oportunidade de apresentar a cultura indA�gena, assim como, atravA�s da venda de artesanatos, sustentar os que ficaram na aldeia.

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

business reviews, cheap dapoxetine.