IFC Rio do Sul recebe visita de indígenas

indigena1No dia 23/4, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Rio do Sul realizou um evento referente à semana do índio. No auditório da unidade, três indígenas da aldeia Fulni-ô – que significa índio da beira do rio -, localizada na cidade de Belas Águas – Pernambuco, efetuaram apresentações no período matutino, através de danças e rituais proferidos no dialeto “Iate”, ainda cultivado por eles.
A apresentação foi organizada pela professora Ana Caroline B. B. Carida, com parceria do acadêmico da nona fase em Agronomia Rovier Verdi, que realizou o contato com o grupo. De acordo com Rovier, a seca no sertão nordestino e a falta dos recursos mínimos para a sobrevivência fez com que a tribo recebesse a permissão de sair em comitivas para praticar a venda de artesanatos e compartilhar a arte. “Esse foi o modo utilizado para arrecadar fundos sem que eles deixassem de habitar suas terras”, comenta.

APRESENTAÇÃO

indigena2Todas as turmas do ensino médio tiveram acesso à exposição, sendo que depois de uma breve introdução sobre os costumes e tradições da tribo, feita pelo responsável do grupo, cujo nome era Foia – pedra, os alunos puderam interagir com os indígenas, realizando perguntas sobre o modo tradicional de vida ainda mantido nas aldeias.
Na parte da tarde, no ginásio da instituição, ocorreu uma apresentação de dança para toda a comunidade escolar. As danças seguiam no compasso do chocalho e as pinturas sob o corpo, segundo eles, serviam como vestimentas caracterizadas nos costumes cultivados.
A viagem com duração de três dias não foi o bastante para desanimar o grupo de indígenas que ainda conta com mais apresentações na região. De acordo com Foia, durante a passagem pelo Alto Vale, outras cidades serão visitadas, pois o objetivo é aproveitar a oportunidade de apresentar a cultura indígena, assim como, através da venda de artesanatos, sustentar os que ficaram na aldeia.

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 29 de abril de 2015, às 13:43 por Nicole Trevisol.