IFC São Bento do Sul participa do ENIT 2017

Criatividade, talento e dedicação. Isso foi o que se viu na participação do Instituto Federal Catarinense de São Bento do Sul no Encontro de Negócios, Tecnologia e Inovação (ENIT), que acontece todos os anos no município, no Pavilhão de Eventos da Promossul.

Nos dias 19,20 e 21 de setembro, os alunos, docentes e técnicos administrativos do campus puderam expor projetos, divulgar os cursos e atividades do IFC, conhecer os trabalhos e atividades de empresas e outras instituições de ensino da região, em um dos maiores eventos do gênero no sul do país. O ENIT é organizado pela ITFETEP (Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul) e traz palestras, workshops, mini-cursos e painéis de debate, além de oferecer espaço para diversas entidades exporem seus produtos, serviços e ações.

A participação do Campus São Bento do Sul em 2017 não poderia ter sido melhor. Neste ano, com os alunos do ensino médio, ensino superior e do ensino técnico subsequente ao ensino médio participando ativamente nos três dias de evento, a imagem deixada pelo Instituto, frente as outras instituições participantes e aos visitantes da Feira, foi a de ser um local de inovação, tecnologia e muita criatividade, que prioriza a pesquisa e a busca pelo conhecimento.

Os visitantes que foram até o stand do IFC puderam conversar com os alunos sobre as atividades desenvolvidas por eles, saber mais sobre o Campus SBS, receber materiais de divulgação da instituição e saber que a unidade está integrada com a região, disposta a somar resultados positivos para São Bento do Sul através da educação pública, gratuita e de qualidade.

Além da exposição no stand, o campus de São Bento também ofereceu um mini-curso de eletrônica básica, ministrado pelo Professor Ricardo Campagnin, e participou de um outro projeto diferente e importantíssimo para os alunos: a mostra “Escola que Inova”. Neste espaço os estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de São Bento do Sul podiam expor seus projetos, trabalhos e pesquisas. E o IFC expôs nada menos do que 12 projetos, todos cheios de criatividade, fundamentação e potencial para ser aprimorados.

Os três melhores trabalhos do ensino fundamental e do ensino médio foram premiados na mostra, e, para aumentar o orgulho do Instituto, o resultado foi espetacular: 1º e 2º lugar ficaram com os projetos do IFC. O projeto “Sensor para Deficientes Visuais”, dos alunos Analice Nunes, Jefferson Kuss, Julia Rackow e Osvaldo Tavares, da turma do curso Técnico Integrado em Automação Industrial, ficou em primeiro lugar, e o projeto “Máquina CDAC (Coladeira e Dobradeira Automática Compacta), dos alunos Beatriz Luize Neitzke, Cássio Henrique Moreira, Felipe Alves Ribeiro e Maria Eduarda Verbinenn, também do curso de Automação Industrial, ficou em segundo, recebendo inúmeros elogios dos organizadores do ENIT.

A cerimônia de premiação foi um momento único para a trajetória do IFC São Bento do Sul, que, em tão pouco tempo de existência, já consegue ver os frutos de seu trabalho refletidos nos seus alunos, que não param de surpreender e corresponder, indo além de todas as expectativas. Parabéns a todos!

Fonte: Campus São Bento do Sul

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 5 de outubro de 2017, às 22:20 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).