IFC Sombrio realiza 2º Festival de Curtas-Metragens

Nos dias 22 e 23 de novembro, no auditório do Campus Avançado Sombrio, foi realizado o 2º Festival de Curtas-Metragens do IFC Campus Avançado Sombrio. O evento constitui-se como atividade de encerramento do projeto de ensino “Produção audiovisual, Linguagens e Humanidades”, que tem como objetivo debater e problematizar questões ligadas aos temas Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, culminando na produção curtas-metragens sobre as temáticas abordadas.

As atividades do referido projeto de ensino foram desenvolvidas interdisciplinarmente com os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio Integrado ao longo de todo o ano, envolvendo as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Metodologia Científica e Artes. Como resultado das problematizações e dos debates desenvolvidos em aula, os alunos escreveram, produziram e gravaram curtas-metragens que abordaram algumas das temáticas discutidas.

A cerimônia contou com 11 categorias de premiação, as quais são: Melhor Edição; Melhor Fotografia; Melhor Roteiro Original; Melhor Roteiro Baseado em História Real; Melhor Curta de Humor Inteligente; Melhor Produção; Melhor Documentário; Melhor Atriz; Melhor Ator; Melhor Filme – Escolha do Público e Melhor Filme. No dia 22 de novembro, das 13h às 17h, ocorreu a premiação dos curtas produzidos pelas turmas de primeiro ano, e, no dia 23 de novembro, também das 13h às 17h, ocorreu a premiação dos curtas desenvolvidos pelas turmas de segundo ano.

A importância deste trabalho reside na necessidade de movimentos e reflexões que desconstruam o preconceito e promovam a aceitação das diferenças e o respeito à dignidade de todos e todas. A equipe do projeto agradece a todos os que prestigiaram o evento, aos alunos que produziram com tanto empenho seus curtas-metragens e, em especial, aos alunos e servidores que auxiliaram na organização do festival e possibilitaram sua realização.

*Fonte: Campus Avançado de Sombrio,