IFC tem representantes na 15° operação do Projeto Rondon no Médio Vale do Itajaí

Seis alunos e três servidores do IFC participaram, , entre os dias 10 e 21 de julho, da 15° operação do Projeto Rondon promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Denominada Operação Encantos do Vale, a ação atendeu a cerca de 38 mil pessoas de 13 municípios do Médio Vale do Itajaí. As cidades de Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Luiz Alves, Pomerode, Rodeio e Timbó foram atendidas por 260 extensionistas por meio de ações que buscam promover o desenvolvimento dessas cidades.

Com o objetivo de avaliar a realidade local e perceber a contribuição da extensão para o meio acadêmico cultural e social, os alunos Alexandre José Mafra, Gilson Bueno de Araújo e Joselino Anjos da Silva, do Campus Brusque, Christian Moreiro Schultts, Joaquim Martins da Rosa e Tainá Fernandes Lazari, do Campus Santa Rosa do Sul, acompanhado dos servidores Ângela Maria de Menezes e Eddy Ervin Eltermann, do Campus Brusque e Marcelo Turati Tramontin, do Campus Santa Rosa do Sul, participaram do projeto. Os alunos foram distribuídos pelas cidades de Blumenau, Gaspar e Timbó, nas quais realizaram atividades nas áreas da educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção.

Analisando sua passagem pela operação, a professora Ângela ressalta que a participação no Rondon traz aspectos benéficos para todos. “A instituição ganha, pois teve a oportunidade de apresentar seus estudantes e os seus servidores; os servidores ganharam, pois entraram em contato mais direto tanto com os estudantes quanto com a comunidade; os estudantes ganharam, pois tiveram a oportunidade de conhecer o mundo do trabalho e colocar em prática os seus conhecimentos e, por fim, ganhou a comunidade, que recebeu todos os benefícios das atividades/oficinas disponibilizadas pelo projeto”, destaca a professora.

Em sua primeira participação no Projeto Rondon, a aluna do curso de Engenharia Agronômica, Tainá Lazari, conta que a experiência de convivência em grupo e a aplicação de seus conhecimentos em prol da comunidade da cidade de Timbó a tornaram uma pessoa melhor. “Foi uma experiência renovadora que me fez enxergar a realidade social além dos portões da universidade. Pude colocar em prática conhecimentos que adquiri nas aulas e, muitas vezes, não entendia o porquê. A palavra que posso usar para definir esses dias é gratidão”, relata a estudante. Tainá ainda destacou a importância da participação para entender como a extensão é importante para a formação acadêmica, e, como esta, auxilia no desenvolvimento social.

Texto: Estagiária/Proex / Paôla Fernanda Dahlke