IFC Videira recebe dupla premiação na OBAP 2016

obap2Persistência, substantivo que significa insistir, continuar com os esforços mesmo frente a desafios ou obstáculos, é a palavra que traduz exatamente a característica dos alunos do IFC Videira, que alcançaram os 1º e 2º lugares, na categoria subsequente, na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada em Uberlândia (MG), entre os dias 07 e 09 de outubro.

As equipes Sulagro (campeã) e Desbravadores do Campo (2º lugar), formadas por estudantes do curso Técnico em Agropecuária, modalidade subsequente, tiveram muito o que comemorar durante a cerimônia de premiação, realizada na manhã do dia 09 de outubro. Ao receberem das mãos do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, as medalhas de ouro e prata, os alunos ficaram eufóricos. Além das premiações, os medalhistas poderão ser convidados para integrar a equipe que viajará à França para representar o Brasil, na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO), em 2017. Para isso, haverá uma etapa seletiva.

O estudante Welington Michelon, da equipe Desbravadores do Campo, que conquistou a medalha de prata, comenta: “Ficamos muito alegres por ter ganhado, mas não esperávamos chegar até aqui, é muita emoção. Algumas provas foram mais difíceis, em outras tínhamos mais domínio, mas conseguimos, e foi muito positivo”.

obap1“O curso Técnico em Agropecuária do IFC Campus Videira destaca-se na OBAP desde sua criação, obtendo excelentes colocações. Neste ano de 2016, não foi diferente, conseguimos medalha de ouro e prata na modalidade subsequente. A preparação começou bem antes das provas online da OBAP. Foi aplicada uma prova para selecionar os alunos que participariam da olimpíada, bem como realizados treinamentos, nas horas de folga, para as provas práticas que seriam realizadas na OBAP. Portanto, estamos orgulhosos desta conquista, pois isso demonstra a qualidade do nosso curso para o Brasil. Parabéns aos alunos e professores que participaram dessa olimpíada” – frisa o professor Gilson Nachtigall, orientador da equipe Desbravadores do Campo.

Confira abaixo a composição das equipes:

Equipe Sulagro (medalha de ouro)

Luis Antonio Serafini

Eduarda Campagnaro

Willian Ascari

Orientador da equipe: Éder Farina

Equipe Desbravadores do Campo (medalha de prata)

Cassiano Serafini

Welliton Michelon

Delís Boniatti

Orientador da equipe: Gilson Nachtigall

Sobre a OBAP

Promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), neste ano com a parceria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a OBAP é uma olimpíada científica que reúne estudantes de cursos técnicos em Agropecuária e áreas afins, de todo o país, para provas teóricas e práticas. O objetivo da competição é estimular os estudantes a ingressarem no universo técnico-científico, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, de cooperação e de integração. As provas da olimpíada colocam os estudantes em situações desafiadoras, que exigem trabalho em grupo, além de conhecimento e habilidades técnicas.

*Texto: Cecom/Videira.

**Fotos: Divulgação/OBAP 2016.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 19 de outubro de 2016, às 21:07 por Nicole Trevisol.