IFs debatem orA�amento e cursos voltados ao Projeto CA?es-Guia

custom essay writing services, dapoxetine without prescription. reuniao-caes-guia (6)Os reitores SA?nia Fernandes, do Instituto Federal Catarinense (IFC),A�Vicente Pereira de Almeida, do Instituto Federal Goiano (IFG), A�Antonio VenA?ncio Castelo Branco, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e Ailton Ribeiro de Oliveira, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), estiveram reunidos, no dia 14 de julho, em BrasA�lia (DF), com membros da Casa Civil, da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) e da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com DeficiA?ncia, vinculada ao MinistA�rio da JustiA�a e Cidadania.

O objetivo do encontro foi debater a continuidade das turmas do Projeto CA?es-Guia, nos IFs que jA? possuem o Centro de Treinamento implantado (IFC e IFES), e a liberaA�A?o de recursos orA�amentA?rios para a consolidaA�A?o e continuidade das atividades referentes ao projeto nos IFs Catarinense, Goiano, do EspA�rito Santo, do Sul de Minas, do CearA?, do Amazonas e de Sergipe.

Segundo a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, atA� o momento, os IFs que ofertam cursos nos Centros de FormaA�A?o de Treinadores e Instrutores de CA?es-Guia, implantados pela Rede Federal, receberam apenas 1/3 do orA�amento previsto para 2016. a�?No IFC, temos uma turma de pA?s-graduaA�A?o em andamento, e o IFES possui uma turma subsequente. Um dos pedidos durante a reuniA?o foi a liberaA�A?o orA�amentA?ria atA� o final de julho ou inA�cio de agosto. Entretanto, com a mudanA�a hierA?rquica da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com DeficiA?ncia, sA?o necessA?rias alteraA�A�es nos trA?mites para o envio dos recursos, isso pode dificultar a celeridade do envio da verba orA�amentA?riaa�?, explica SA?nia.

Outro ponto discutido na reuniA?o foi a oferta de novos cursos para 2017. O pedido feito pela secretA?ria Roseane Cavalcante Freitas (Rosinha do Adefal) foi o de que novas turmas sejam abertas apenas em 2017. a�?Existem IFs com 100% da infraestrutura finalizada, mas, devido A�s alteraA�A�es orA�amentA?rias, vamos agir com cautela e aguardar a realocaA�A?o do orA�amento do Projeto CA?es-Guiaa�?, salienta a reitora do IFC.

A secretA?ria Rosinha aproveitou a oportunidade para ressaltar a necessidade do projeto para o Brasil. a�?Entendemos a importA?ncia do Projeto CA?es-Guia e estamos comprometidos em manter as atividades e dar continuidade aos trabalhosa�?.

Como forma de otimizar recursos federais e agilizar os processos de compras relacionados ao Projeto CA?es-Guia, os reitores dos IFs presentes na reuniA?o se comprometeram em centralizar as licitaA�A�es e realizar compras conjuntas. a�?Esse A� um passo importante para a Rede Federal, criando a cultura da padronizaA�A?o na gestA?o dos Centros e gerando economia de recursos humanos e financeiros entre os IFsa�?, finaliza SA?nia Fernandes.

*Texto: Cecom/IFC.

Nicole Trevisol