IFs podem oferecer bolsas de pesquisa e intercA?mbio

Os institutos federais de educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia estA?o autorizados conceder bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovaA�A?o e intercA?mbio a estudantes, professores e pesquisadores externos ou de empresas. As bolsas de intercA?mbio devem ser concedidas no A?mbito de programas e projetos institucionais que envolvam a troca de experiA?ncia ou o conhecimento em aA�A�es de ensino, pesquisa aplicada, extensA?o ou inovaA�A?o.

A autorizaA�A?o, constante de portaria da Secretaria de EducaA�A?o TecnolA?gica (Setec) do MinistA�rio da EducaA�A?o publicada nesta segunda-feira, 24, visa a fortalecer a atuaA�A?o dos institutos federais no apoio ao desenvolvimento socioeconA?mico local e regional por meio de aA�A�es de pesquisa aplicada e de extensA?o tecnolA?gica articuladas com instituiA�A�es do setor produtivo.

Podem ser beneficiA?rios das bolsas:

a�? Servidores pA?blicos federais, estaduais, distritais ou municipais ativos ou inativos, civis ou militares, pertencentes ao quadro de pessoal da administraA�A?o direta, autA?rquica ou fundacional.
a�? Empregados ou funcionA?rios ativos vinculados a empresas pA?blicas ou particulares nacionais ou internacionais que tenham cooperaA�A?o com instituto federal.
a�? Estudantes matriculados em cursos de formaA�A?o inicial e continuada, cursos tA�cnicos, de graduaA�A?o ou de pA?s-graduaA�A?o.
a�? Profissionais autA?nomos ou aposentados de comprovada capacidade tA�cnica relativa ao objetivo do projeto ou programa.

A seleA�A?o dos beneficiA?rios, sob a responsabilidade dos institutos, serA? feita por meio de edital ou chamada pA?blica. As bolsas serA?o classificadas segundo critA�rios de funA�A?o e responsabilidade dos beneficiA?rios nos projetos e programas, nas modalidades gestor de programa, gestor de projetos, coordenador de projeto, pesquisador, extensionista, colaborador externo, estudante e intercambista.

A Portaria nA? 58/2014 da Setec, que autoriza a concessA?o das bolsas pelos institutos federais, foi publicada no DiA?rio Oficial da UniA?o no dia 24/11/2014.

listing presentation, acquire zithromax. * Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Social MEC.