IFSul e IFRS realizam 38A? Reditec

reditec1Em sua 38A? ediA�A?o, a ReuniA?o dos Dirigentes das InstituiA�A�es FederaisA� de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Reditec) tem como moteA� discutir os avanA�os e as perspectivas dos cincos anos de expansA?o daA� Rede Federal. O evento, sediado pela primeira vez em Porto Alegre, aconteceu de 10 a 13/11, no Centro de Eventos doA� Hotel Plaza SA?o Rafael. ApA?s a solenidade, o economista MA?rcioA� Pochmann ministrou uma palestra sobre a importA?ncia da formaA�A?oA� profissional na nova economia, dando inA�cio A�s discussA�es sobre oA� ensino cientA�fico e tecnolA?gico.

Durante a cerimA?nia de abertura, acompanhada por cerca de 700 gestoresA� das instituiA�A�es federais de educaA�A?o profissional e tecnolA?gica, aA� reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha), CarlaA� Comerlato Jardim, falou em nome dos outros dois institutos que tambA�mA� integram a organizaA�A?o do evento – IFSul e IFRS. Ela destacouA� que o encontro chega a mais esta ediA�A?o para pensar os passos da RedeA� Federal nos prA?ximos quatro anos. A Reditec nos possibilita discutirA� os caminhos que a educaA�A?o profissional ainda precisa trilhar paraA� oferecer um ensino pA?blico, gratuito e de qualidade, buscando umaA� formaA�A?o cidadA? e emancipadora, ressaltou.

Como numa rede, o presidente do Conselho Nacional das InstituiA�A�es daA� Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gicaA� (Conif), Luiz Caldas, convidou os presentes a tecerem a malha para aA� composiA�A?o de uma nova etapa na educaA�A?o profissionalizante. O BrasilA� encontra-se na iminA?ncia de uma nova fase de desenvolvimento.A� Esperamos que a Rede Federal consiga traduzir esse propA?sito,A� integrando todas as faixas sociais numa formaA�A?o humana e voltada paraA� as pessoas, frisou.
O alcance da Rede Federal em diferentes territA?rios brasileiros tambA�mA� foi um ponto destacado pelo secretA?rio de EducaA�A?o Profissional eA� TecnolA?gica do MinistA�rio da EducaA�A?o, AlA�ssio Trindade. Segundo ele,A� a criaA�A?o dos institutos em 2008 estabeleceu um caminho novo na ofertaA� educacional, possibilitando a essas instituiA�A�es atuar em todos osA� nA�veis e integrar diversas camadas sociais. A expansA?o dos institutosA� para o interior e para as periferias das grandes cidades possibilitouA� atender populaA�A�es que antes nA?o tinham acesso A� qualificaA�A?o,A� salientou. De acordo com Trindade, o prA?ximo desafio a ser enfrentadoA� pela Rede Federal A� a elaboraA�A?o de diretrizes para o estabelecimentoA� de um projeto pedagA?gico articulado.

ApA?s a solenidade de abertura, os participantes acompanharam aA� palestra do economista MA?rcio Pochmann, que abordou os avanA�os eA� desafios da educaA�A?o profissional no Brasil, a partir da recuperaA�A?oA� da perspectiva histA?rica do desenvolvimento econA?mico do paA�s. Um dosA� grandes problemas vivenciados pelo Brasil na atualidade, segundoA� Pochmann, A� a alienaA�A?o no entendimento das relaA�A�es entre educaA�A?o eA� trabalho no desenvolvimento. RefA�ns do curto prazismo, ele aponta aA� submissA?o do pensamento sobre educaA�A?o A�s lA?gicas do mercado. PorA� outro lado, hA? um predomA�nio nas ciA?ncias humanas da visA?oA� pA?s-moderna, demasiadamente fragmentA?ria, que nos impede de ter umaA� visA?o integralizante, destacou.

Ao apontar as caracterA�sticas dos grandes centros dinA?micos do mundo,A� o palestrante salientou que o Brasil, apesar de atualmente ser um paA�sA� perifA�rico, tem capacidade de se reposicionar no cenA?rio mundial.A� Dentre as caracterA�sticas dos paA�ses que se configuram como centrosA� dinA?micos do mundo estA? a capacidade de produA�A?o e difusA?oA� tecnolA?gica, sublinhou Pochmann, ao enfatizar a necessidade de pensarA� a educaA�A?o e sua relaA�A?o com o trabalho numa perspectiva de mA�dio eA� longo prazo.

Entre as atraA�A�es da solenidade de abertura estiveram as apresentaA�A�esA� culturais dos alunos dos institutos. O Hino Nacional e o HinoA� Rio-grandense foram tocados pelo conjunto de flauta doce do projetoA� PrelA?dio, do cA?mpus Porto Alegre do IFRS e pela banda dos alunos doA� campus IbirubA? do IFRS, respectivamente. A conduA�A?o do cerimonialA� tambA�m foi feita por alunos do cA?mpus Sapucaia do Sul do IFSul.
TambA�m compuseram a mesa os anfitriA�es do evento, o reitor do IFSul,A� Marcelo Bender, e a reitora do IFRS, ClA?udia Schiedeck Soares deA� Souza, alA�m do presidente do Conselho Nacional de Dirigentes dasA� Escolas Vinculadas A�s Universidades Federais, JA?lio de Andrade Neto.

Reditec
A Reditec A� promovida pelo Conselho Nacional das InstituiA�A�es da RedeA� Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif).A� Neste ano, o evento A� organizado pela primeira vez em conjunto porA� trA?s institutos: Farroupilha (IFFarroupilha), do Rio Grande do SulA� (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul).

reditec2

doctoral thesis, zithromax without prescription. * Texto e fotos: ComissA?o de ComunicaA�A?o Reditec 2014.

Deixe um comentário