IFSULDEMINAS e SETEC ofertam curso sobre Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA)

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), em atendimento ao Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal (PLAFOR), oferta o curso de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Institucional (PAA-Compra Institucional).

O curso acontecerá na modalidade de Ensino a distância (EaD), com foco na aquisição de produtos da agricultura familiar. Serão duas turmas por região do país, totalizando 300 vagas. Podem participar do processo seletivo servidores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), prioritariamente, dos setores de Compras, Alimentação, Assistência ao Educando e Extensão. O curso será de 90 horas, com duração prevista de 2 meses e meio. As aulas terão início em 25 de janeiro de 2016.

As inscrições seguem até o dia 7 de dezembro e devem ser realizadas via formulário eletrônico (AQUI).

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos), matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação. Esses alimentos são distribuídos gratuitamente a pessoas ou famílias que precisam de suplementação alimentar (porque estão em situação de insegurança alimentar e nutricional) e também a entidades de assistência social, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, entre outros. Os alimentos adquiridos pelo PAA também podem compor estoques públicos estratégicos de alimentos.

Cronograma do curso

Realização do Curso
Evento Data/Período
Ambientação e Introdução ao curso 25/01/2016
Unidade I 01/02 a 15/02
Unidade II 15/02 a 29/02
Unidade III 29/02 a 14/03
Unidade IV 14/03 a 28/03
Unidade V 28/03 a 04/04
Trabalho Final 05/04 a 11/04
Previsão de Término do Curso 11/04/2016

* Texto: Ascom/IFSULDEMINAS.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 2 de dezembro de 2015, às 20:57 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).