II SETIC traz mais ciência, cultura e tecnologia para o campus São Bento do Sul

Nos dias 28 e 29 de agosto o campus do IFC São Bento do Sul promoveu sua segunda Semana de Ensino, Tecnologia e Iniciação Científica. A SETIC, coordenada pela professora Raquel Cardoso de Faria e Custódio, da disciplina de espanhol, teve neste ano o tema: “Tecnologia para tudo e para todos”, e se propôs a organizar debates e trocas de ideias e de experiências entre alunos, professores e a comunidade, estimulando assim uma aproximação com o conhecimento científico e tudo que provém dele.

Foram organizadas diversas atividades: oficinas com temas ligados a tecnologia, palestras, Sessões orais com projetos de pesquisa e de extensão realizados no campus SBS, Mesa-redonda com a temática científica e tecnológica, além de visitas guiadas aonde estudantes de outras escolas puderam conhecer o Instituto, apresentados pelos alunos dos Cursos técnicos integrados ao ensino médio e também das graduações. Houve ainda a segunda Edição do Fórum JIAL (Jovens Ideias da América Latina), em que os estudantes do campus puderam expor suas ideias e projetos e receber orientações e apontamentos dos professores, e também atividades culturais de canto e teatro organizadas pelos alunos.

Através de todas essas atividades, os envolvidos na SETIC puderam estar mais próximos do mundo científico, interagindo, trocando ideias, conhecendo equipamentos tecnológicos, ouvindo as ideias de pessoas ligadas a ciência e a tecnologia. Também destaca-se a abertura do campus à comunidade, através das visitas de professores e estudantes de outras escolas, além dos professores e profissionais que ministraram as palestras e a mesa-redonda, vindos de outras instituições.

O IFC São Bento do Sul agradece a todos os envolvidos na organização e realização da II SETIC, reconhecendo o esforço e empenho de professores, técnicos administrativos e, principalmente, dos estudantes do campus, para que a Semana fosse produtiva, dinâmica e interessante. Agradece aos palestrantes e profissionais que deram suas contribuições ao evento, ao grupo Amigos dos Deficientes Visuais de São Bento do Sul, e também aos grupos de escolas que vieram prestigiar a SETIC e o campus São Bento do Sul.

Texto e imagens: Cecom – SBS