III SeminA?rio de EducaA�A?o no Campo A� realizado no Campus AvanA�ado Abelardo Luz

Foi com muita animaA�A?o e esperanA�a que o Instituto Federal Catarinense -A�Campus AvanA�ado Abelardo Luz realizou o III SeminA?rio de EducaA�A?o do Campo, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. O evento se tornou um importante fA?rum de discussA?o sobre polA�ticas pA?blicas para a melhoria da EducaA�A?o do Campo, alA�m de um espaA�o de socializaA�A?o e articulaA�A?o de experiA?ncias em Santa Catarina e estados prA?ximos, buscando garantir um intercA?mbio da instituiA�A?o com a comunidade e o entorno, discutindo experiA?ncias de suas pedagogias e construindo propostas de pesquisa e extensA?o conjuntas.

Nessa terceira ediA�A?o do seminA?rio, colocou-se em debate o desafio da educaA�A?o do campo, no que diz respeito A� questA?o agrA?ria, A�s polA�ticas pA?blicas, A�s experiA?ncias pedagA?gicas em suas organizaA�A�es escolares, A�s prA?ticas pedagA?gicas e A�s lutas, tendo em vista a ampliaA�A?o dos conhecimentos cientA�ficos e tecnolA?gicos sobre a educaA�A?o, agricultura e movimentos sociais.

Na quinta-feira (28), segundo dia do evento, foram aprofundados trA?s elementos constituintes da educaA�A?o do campo: a pedagogia da alternA?ncia, a auto-organizaA�A?o dos estudantes e o trabalho, a educaA�A?o e a agroecologia.

Codir

TambA�m na quinta-feira o ColA�gio de Dirigentes do IFC (Codir) realizou a reuniA?o ordinA?ria nas dependA?ncias do campus, com o intuito de manifestar a defesa da educaA�A?o no campo. Na ocasiA?o, diversas instituiA�A�es estiveram presentes: IFC, IFPR, UTFPR, UFSC, UFPR, UFRGS, MST, CESUCA, UFFS, Casa Familiar-Saudades/SC, UNESP, UNIDAVI, E. E. M. Semente da Conquista, E. E. M. Paulo Freire e UNIARA. Todos assinaram a ata da reuniA?o, que pode ser lida aqui.

A� importante ressaltar a presenA�a de SA?nia Regina de Sousa Fernandes, reitora do IFC, e deA� membros do ColA�gio de Dirigentes (Codir), diretores e representantes dos campi de Araquari, Blumenau, CamboriA?, ConcA?rdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, SA?o Bento do Sul, SA?o Francisco do Sul, Santa Rosa do Sul, Sombrio e Videira. A reitora afirmou que os membros do Codir e representantes do CONIF se faziam presentes com a intenA�A?o de reafirmar o compromisso polA�tico da atual gestA?o para com o Campus Abelardo Luz, a fim de mantA?-lo no local geogrA?fico onde se encontra, assegurando que a unidade nA?o sairA? do Assentamento JosA� Maria.

writing business plans, buy clomid.
AlA�m disso, a reitora salientou que o campus estA? respaldado legalmente, nA?o havendo ilegalidade tanto na existA?ncia do campusA�como na proposta pedagA?gica. Ela tambA�m realizou, em nome do conselho, um agradecimento pA?blico aos servidores Ricardo Velho e o Maicon Fontanive, que, enquanto diretores do IFC a�� Campus AvanA�ado Abelardo Luz, foram importantes para a sua construA�A?o e para a realizaA�A?o do III SeminA?rio de EducaA�A?o do Campo do IFC.

O terceiro e A?ltimo dia doA�III SeminA?rio de EducaA�A?o do Campo do IFCA�foi dedicado A� Agroecologia. Primeiramente, a palestra sobre agroecologia como alternativa para agricultura familiar teceu um panorama das questA�es sociais e polA�ticas sobre o tema. Em seguida, foram apresentadas experiA?ncias agroecolA?gicas das mulheres camponesas como alternativa para a produA�A?o de alimentos e seguranA�a alimentar.

Neste mesmo dia, foi escrita uma carta em defesa da educaA�A?o do campo e da agroecologia, com participaA�A?o e assinatura dos presentes no SeminA?rio (para acessar o documento,A�clique aqui).A�As instituiA�A�es que tiveram participantes assinando o documento foram: IFC, Sintraf, UFSC, IFSP, CESUCA, SINASEFE Litoral, MST, UFRGS, E. E. M. Semente da Conquista, E. B. M. 25 de Maio, E. E. M. Paulo Freire, Escola JosA� Maria, UNIARA, UNIDAVI e UFPR.

Logo apA?s, os participantes deram um abraA�o no campus como parte do dia D de mobilizaA�A�es em defesa da rede federal de educaA�A?o que ocorreu em todo paA�s.

Ao final do evento foi feita a premiaA�A?o dos melhores trabalhos do seminA?rio nas categorias apresentaA�A?o oral e pA?ster. O seminA?rio foi encerrado com a certeza do sucesso diante de tantos debates sobre temas que perpassam a educaA�A?o do campo. AA� semente foi plantada.

Fonte: Campus AvanA�ado de Abelardo Luz