III Seminário de Educação no Campo é realizado no Campus Avançado Abelardo Luz

Foi com muita animação e esperança que o Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Abelardo Luz realizou o III Seminário de Educação do Campo, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. O evento se tornou um importante fórum de discussão sobre políticas públicas para a melhoria da Educação do Campo, além de um espaço de socialização e articulação de experiências em Santa Catarina e estados próximos, buscando garantir um intercâmbio da instituição com a comunidade e o entorno, discutindo experiências de suas pedagogias e construindo propostas de pesquisa e extensão conjuntas.

Nessa terceira edição do seminário, colocou-se em debate o desafio da educação do campo, no que diz respeito à questão agrária, às políticas públicas, às experiências pedagógicas em suas organizações escolares, às práticas pedagógicas e às lutas, tendo em vista a ampliação dos conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a educação, agricultura e movimentos sociais.

Na quinta-feira (28), segundo dia do evento, foram aprofundados três elementos constituintes da educação do campo: a pedagogia da alternância, a auto-organização dos estudantes e o trabalho, a educação e a agroecologia.

Codir

Também na quinta-feira o Colégio de Dirigentes do IFC (Codir) realizou a reunião ordinária nas dependências do campus, com o intuito de manifestar a defesa da educação no campo. Na ocasião, diversas instituições estiveram presentes: IFC, IFPR, UTFPR, UFSC, UFPR, UFRGS, MST, CESUCA, UFFS, Casa Familiar-Saudades/SC, UNESP, UNIDAVI, E. E. M. Semente da Conquista, E. E. M. Paulo Freire e UNIARA. Todos assinaram a ata da reunião, que pode ser lida aqui.

É importante ressaltar a presença de Sônia Regina de Sousa Fernandes, reitora do IFC, e de  membros do Colégio de Dirigentes (Codir), diretores e representantes dos campi de Araquari, Blumenau, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Santa Rosa do Sul, Sombrio e Videira. A reitora afirmou que os membros do Codir e representantes do CONIF se faziam presentes com a intenção de reafirmar o compromisso político da atual gestão para com o Campus Abelardo Luz, a fim de mantê-lo no local geográfico onde se encontra, assegurando que a unidade não sairá do Assentamento José Maria.

Além disso, a reitora salientou que o campus está respaldado legalmente, não havendo ilegalidade tanto na existência do campus como na proposta pedagógica. Ela também realizou, em nome do conselho, um agradecimento público aos servidores Ricardo Velho e o Maicon Fontanive, que, enquanto diretores do IFC – Campus Avançado Abelardo Luz, foram importantes para a sua construção e para a realização do III Seminário de Educação do Campo do IFC.

O terceiro e último dia do III Seminário de Educação do Campo do IFC foi dedicado à Agroecologia. Primeiramente, a palestra sobre agroecologia como alternativa para agricultura familiar teceu um panorama das questões sociais e políticas sobre o tema. Em seguida, foram apresentadas experiências agroecológicas das mulheres camponesas como alternativa para a produção de alimentos e segurança alimentar.

Neste mesmo dia, foi escrita uma carta em defesa da educação do campo e da agroecologia, com participação e assinatura dos presentes no Seminário (para acessar o documento, clique aqui). As instituições que tiveram participantes assinando o documento foram: IFC, Sintraf, UFSC, IFSP, CESUCA, SINASEFE Litoral, MST, UFRGS, E. E. M. Semente da Conquista, E. B. M. 25 de Maio, E. E. M. Paulo Freire, Escola José Maria, UNIARA, UNIDAVI e UFPR.

Logo após, os participantes deram um abraço no campus como parte do dia D de mobilizações em defesa da rede federal de educação que ocorreu em todo país.

Ao final do evento foi feita a premiação dos melhores trabalhos do seminário nas categorias apresentação oral e pôster. O seminário foi encerrado com a certeza do sucesso diante de tantos debates sobre temas que perpassam a educação do campo. A  semente foi plantada.

Fonte: Campus Avançado de Abelardo Luz

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 5 de outubro de 2017, às 17:17 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).