III Siepe aborda integraA�A?o, internacionalizaA�A?o e novos cursos de mestrado

SiepeIntegraA�A?o, internacionalizaA�A?o e consolidaA�A?o da ofertas de cursos de mestrado serA?o os temas centrais do III SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Siepe), que ocorre nos dias 22, 23 e 24 de junho na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul. SA?o aguardadas 250 pessoas durante os trA?s dias de evento.

Permeando trA?s prA?-reitorias (Ensino, Pesquisa e ExtensA?o), o Siepe tem a interdisciplinaridade na sua essA?ncia. Segundo o prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o do IFC, Cladecir Schenkel, o debate envolvendo alunos e servidores ocorre sobre os rumos que essas trA?s A?reas devem seguir na instituiA�A?o. a�?O Siepe prima pelo debate entre a comunidade IFC, como forma de integrar o ensino, a pesquisa e a extensA?o, como tambA�m para proporcionar a troca de conhecimento e experiA?ncia com as instituiA�A�es parceiras que participam do eventoa�?, frisa ele.

Outro fator importante do Siepe, que ocorre a cada dois anos, A� consolidar a identidade do IFC como uma instituiA�A?o que possui status de universidade, mas que, ao mesmo tempo, A� mais que isso. a�?Dentro deste leque de atuaA�A?o em que o IFC estA? inserido, precisamos pensar e refletir sobre o que fazer e como fazemosa�?, explica Fernando Garbuio, prA?-reitor de ExtensA?o.

O ensino estA? diretamente ligado com essas duas A?reas, sendo que a inovaA�A?o nos currA�culos A� um dos pontos de debate durante o evento. Para Josefa de Oliveira, prA?-reitora de Ensino, A� fundamental a inserA�A?o da pesquisa no ambiente de aprendizagem. a�?O Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE) orienta para isso, assim o debate que serA? feito no Siepe tem relaA�A?o direta com a institucionalizaA�A?o de pesquisa em nossos currA�culosa�?.

A ediA�A?o deste ano conta com o apoio da FundaA�A?o de Amparo A� Pesquisa e InovaA�A?o do Estado de Santa Catarina (Fapesc), realizada por meio do edital Proeventos, no valor de R$ 21.920,00.

EDITAL nA? 092/2016 a�� DiA?ria para servidor

O IFC lanA�ou, nesta semana, o Edital 92, que disponibiliza atA� R$ 12 mil para a participaA�A?o de servidores que desejam prestigiar o III Siepe. A estimativa A� que sejam oportunizadas entre 25 e 30 novas vagas, sendo permitidas atA� 2,5 diA?rias por servidor, para participar de maneira parcial ou integral, e o limite mA?ximo de 5 diA?rias para cada campus em cada modalidade.

As inscriA�A�es podem ser feitas atA� as 12 horas de amanhA? (16/06) por meio do endereA�o cppa@ifc.edu.br

Confira o Edital nA? 092/2016 AQUI

PrA?-reitores falam sobre o Siepe power point presentations, purchase clomid.

A PROGRAMAA�A?O

Nesta ediA�A?o, o III Siepe traz como tema central a InternacionalizaA�A?o decorrente dos convA?nios e das parcerias com o Instituto PolitA�cnico do Porto (IPP/Portugal) e a Universidade de CiA?ncias Aplicadas (University of Applied Science) da FinlA?ndia.

De acordo com Schenkel, ambas as instituiA�A�es buscam conhecer o IFC para propor cooperaA�A�es que envolvem o intercA?mbio de estudantes e a dupla diplomaA�A?o. a�?A participaA�A?o dos representantes do Instituto e da Universidade acontece na sexta-feira, 24/06, a partir das 8h30min, com a mesa-redonda Possibilidades de InternacionalizaA�A?oa�?.

Outro tema fundamental no Siepe serA?o os debates sobre as propostas de mestrado no IFC, que acontecem no dia 23/06, A�s 14 horas. a�?Teremos a participaA�A?o de avaliadores da Capes, cada um correspondente A�s A?reas temA?ticas de CiA?ncias AgrA?rias, EducaA�A?o e Medicina VeterinA?riaa�?, salienta Garbuio.

Para os prA?-reitores, a participaA�A?o da CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes), durante o SeminA?rio, A� fundamental para conhecer e esclarecer os trA?mites referentes ao processo de submissA?o e aprovaA�A?o de propostas stricto sensu. O mestrado profissional em Medicina VeterinA?ria jA? foi aprovado, e o em EducaA�A?o (acadA?mico) serA? enviado ainda este ano. PorA�m, o mestrado profissional em CiA?ncias AgrA?rias teve duas tentativas frustradas de criaA�A?o, o que torna necessA?rio apresentar aos membros da Capes as intenA�A�es e a estrutura fornecida pelo Instituto, para, em contrapartida, conhecer mais sobre a visA?o interna da CoordenaA�A?o.

A abertura do evento acontece A�s 14 horas do dia 22/06, e, em seguida, ocorre a ConferA?ncia de Abertura InovaA�A�es Curriculares no Ensino Superior: por que nos esforA�amos tanto e temos a sensaA�A?o de nA?o avanA�armos?, com a vice-reitora de GraduaA�A?o da Universidade do Vale do ItajaA� (Univali), professora CA?ssia Ferri.

Para Josefa, A� primordial tratar das inovaA�A�es curriculares, uma vez que o ensino nA?o se faz sem pesquisa, e a pesquisa nA?o ocorre sem o ensino. a�?Tudo isso culmina nos resultados e na participaA�A?o do cidadA?o-estudante na sociedade em que vive, com atividades retratadas e desenvolvidas pela extensA?o do IFCa�?, reforA�a ela.

Ainda no primeiro dia de Siepe, estA? prevista a mesa-redonda Desafios da PA?s-graduaA�A?o no Ensino, Pesquisa e ExtensA?o no contexto dos Institutos Federais, a partir das 16 horas.

Confira essas e outras informaA�A�es em http://eventos.ifc.edu.br/seminariointegrado/

*Texto, imagem e vA�deo: CECOM/Reitoria.