III Siepe aborda integração, internacionalização e novos cursos de mestrado

SiepeIntegração, internacionalização e consolidação da ofertas de cursos de mestrado serão os temas centrais do III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que ocorre nos dias 22, 23 e 24 de junho na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul. São aguardadas 250 pessoas durante os três dias de evento.

Permeando três pró-reitorias (Ensino, Pesquisa e Extensão), o Siepe tem a interdisciplinaridade na sua essência. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFC, Cladecir Schenkel, o debate envolvendo alunos e servidores ocorre sobre os rumos que essas três áreas devem seguir na instituição. “O Siepe prima pelo debate entre a comunidade IFC, como forma de integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, como também para proporcionar a troca de conhecimento e experiência com as instituições parceiras que participam do evento”, frisa ele.

Outro fator importante do Siepe, que ocorre a cada dois anos, é consolidar a identidade do IFC como uma instituição que possui status de universidade, mas que, ao mesmo tempo, é mais que isso. “Dentro deste leque de atuação em que o IFC está inserido, precisamos pensar e refletir sobre o que fazer e como fazemos”, explica Fernando Garbuio, pró-reitor de Extensão.

O ensino está diretamente ligado com essas duas áreas, sendo que a inovação nos currículos é um dos pontos de debate durante o evento. Para Josefa de Oliveira, pró-reitora de Ensino, é fundamental a inserção da pesquisa no ambiente de aprendizagem. “O Plano Nacional de Educação (PNE) orienta para isso, assim o debate que será feito no Siepe tem relação direta com a institucionalização de pesquisa em nossos currículos”.

A edição deste ano conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), realizada por meio do edital Proeventos, no valor de R$ 21.920,00.

EDITAL nº 092/2016 – Diária para servidor

O IFC lançou, nesta semana, o Edital 92, que disponibiliza até R$ 12 mil para a participação de servidores que desejam prestigiar o III Siepe. A estimativa é que sejam oportunizadas entre 25 e 30 novas vagas, sendo permitidas até 2,5 diárias por servidor, para participar de maneira parcial ou integral, e o limite máximo de 5 diárias para cada campus em cada modalidade.

As inscrições podem ser feitas até as 12 horas de amanhã (16/06) por meio do endereço cppa@ifc.edu.br

Confira o Edital nº 092/2016 AQUI

Pró-reitores falam sobre o Siepe

A PROGRAMAÇÃO

Nesta edição, o III Siepe traz como tema central a Internacionalização decorrente dos convênios e das parcerias com o Instituto Politécnico do Porto (IPP/Portugal) e a Universidade de Ciências Aplicadas (University of Applied Science) da Finlândia.

De acordo com Schenkel, ambas as instituições buscam conhecer o IFC para propor cooperações que envolvem o intercâmbio de estudantes e a dupla diplomação. “A participação dos representantes do Instituto e da Universidade acontece na sexta-feira, 24/06, a partir das 8h30min, com a mesa-redonda Possibilidades de Internacionalização”.

Outro tema fundamental no Siepe serão os debates sobre as propostas de mestrado no IFC, que acontecem no dia 23/06, às 14 horas. “Teremos a participação de avaliadores da Capes, cada um correspondente às áreas temáticas de Ciências Agrárias, Educação e Medicina Veterinária”, salienta Garbuio.

Para os pró-reitores, a participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante o Seminário, é fundamental para conhecer e esclarecer os trâmites referentes ao processo de submissão e aprovação de propostas stricto sensu. O mestrado profissional em Medicina Veterinária já foi aprovado, e o em Educação (acadêmico) será enviado ainda este ano. Porém, o mestrado profissional em Ciências Agrárias teve duas tentativas frustradas de criação, o que torna necessário apresentar aos membros da Capes as intenções e a estrutura fornecida pelo Instituto, para, em contrapartida, conhecer mais sobre a visão interna da Coordenação.

A abertura do evento acontece às 14 horas do dia 22/06, e, em seguida, ocorre a Conferência de Abertura Inovações Curriculares no Ensino Superior: por que nos esforçamos tanto e temos a sensação de não avançarmos?, com a vice-reitora de Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professora Cássia Ferri.

Para Josefa, é primordial tratar das inovações curriculares, uma vez que o ensino não se faz sem pesquisa, e a pesquisa não ocorre sem o ensino. “Tudo isso culmina nos resultados e na participação do cidadão-estudante na sociedade em que vive, com atividades retratadas e desenvolvidas pela extensão do IFC”, reforça ela.

Ainda no primeiro dia de Siepe, está prevista a mesa-redonda Desafios da Pós-graduação no Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto dos Institutos Federais, a partir das 16 horas.

Confira essas e outras informações em http://eventos.ifc.edu.br/seminariointegrado/

*Texto, imagem e vídeo: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 15 de junho de 2016, às 21:51 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).