Campus Videira realiza formatura de trA?s cursos de Libras

A inclusA?o dos Surdos em todas as esferas sociais vem sendo uma prioridade da polA�tica de inclusA?o e acessibilidade do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Videira. Preocupado com as demandas deste pA?blico, o campus ofereceu, em 2017, trA?s cursos simultA?neos, voltados tanto aos surdos como aos ouvintes. As turmas foram: (1)A�Libras para Surdos; (2) Libras bA?sico para Ouvintes; (3)A�EducaA�A?o Especial e Libras.

As aulas foram ministradas pela professora de Libras do IFC Videira, Luiza Caim, com apoio do intA�rprete de Libras, o servidor Ramon Cunha. A solenidade de formatura reuniu a direA�A?o do campus, familiares e amigos dos formandos. O momento foi de muita emoA�A?o e contou com apresentaA�A�es culturais.

O diretor do departamento de Ensino do IFC, professor Raul Sales, esteve presente, representando a direA�A?o-geral do IFC Videira, e enfatizou a importA?ncia de aA�A�es como esta. “Para nA?s, A� um imenso orgulho ter vocA?s aqui conosco. Ficamos muito felizes em poder oferecer este curso, em que nA?s tambA�m aprendemos muito com vocA?s”, destacou.

Na avaliaA�A?o do intA�rprete Ramon Cunha, o curso atendeu a todas as expectativas e representa o inA�cio de uma trajetA?ria. “A aceitaA�A?o do curso foi A?tima e jA? pensamos em oferecer a continuidade deste curso. Queremos ver os formandos de hoje novamente aqui no IFC, seja no curso de Libras ou nos cursos tA�cnicos e superiores”, ressaltou.

doctorate dissertation, dapoxetine reviews.

Veja o A?lbum completo com todas as fotos da formatura no site do Campus Videira:A�http://videira.ifc.edu.br/blog/2017/12/06/fotos-da-formatura-de-libras/

*Texto e fotos: Cecom/Videira.

Campus SA?o Bento do Sul faz campanha para ajudar Lar de Idosos

JA? estamos chegando na A?ltima etapa de 2017, e, para tornar o final do ano mais bonito e gratificante, gestos de solidariedade sA?o sempre bem-vindos, mais ainda com aqueles que passam por dificuldades. Nesse clima de doaA�A?o, o Instituto Federal Catarinense – Campus SA?o Bento do Sul promove a a�?Campanha para a melhor idadea�?, destinada a ajudar os idosos do Lar SA?o Luiz, em Campo Alegre.

De acordo com o responsA?vel pelo estabelecimento, Alaor Hansen, os moradores do Lar tA?m grandes demandas por materiais de higiene pessoal, produtos que geralmente sA?o mais caros e, portanto, mais difA�ceis de serem doados. Pensando nessa necessidade, o IFC SA?o Bento quer arrecadar justamente estes itens: fraldas geriA?tricas tamanho G, shampoos, sabonetes e cremes hidratantes, que proporcionarA?o aos idosos mais conforto, higiene, bem-estar e, consequentemente, mais qualidade de vida.

O Campus SA?o Bento do Sul receberA? as doaA�A�es atA� o dia 8 de dezembro e entregarA? os donativos ao Lar SA?o Luiz no dia 9. Os produtos poderA?o ser deixados na biblioteca durante os dias de arrecadaA�A?o. Aqueles que quiserem acompanhar a entrega devem se sentir mais do que convidados.

O Lar SA?o Luiz A� uma instituiA�A?o muito sA�ria e comprometida, que faz um trabalho significativo com pessoas de idade mais avanA�ada. O Lar garante aos idosos abrigo, alimentaA�A?o, carinho e uma vida mais digna, livrando-os da negligA?ncia, da solidA?o e do abandono, situaA�A?o a que muitos estariam submetidos se nA?o estivessem acolhidos no local.

Confiando na generosidade da comunidade do IFC SA?o Bento do Sul, os professores Airton Zancanaro, RanA?zy Borges Neves e Maria FlA?via Carvalho lanA�aram a iniciativa, e o envolvimento de alunos e servidores certamente irA? garantir o sucesso da campanha.

NA?o se esqueA�a: atA� o dia 8 de dezembro, vocA? pode doar fraldas geriA?tricas tamanho G, sabonetes, shampoos e hidratantes corporais. Deixe seu pedacinho de solidariedade no IFC!

 

* grad school essay, generic clomid. Texto: Cecom – SBS
DivulgaA�A?o/Leandro Machnicki Altaniel, com ilustraA�A?o da aluna TainA? Camile Kerscher, do 1A? ano do Ensino MA�dio Integrado em InformA?tica de SBS.

Projeto CafA� com SeguranA�a recebe cadeirantes para debater acessibilidade

Todos os meses, o projeto CafA� com SeguranA�a traz um tema diferente para ampliar o olhar dos futuros tA�cnicos em SeguranA�a do Trabalho que estA?o sendo formados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Videira. Na A?ltima ediA�A?o do evento, realizada em 26 de outubro, o curso recebeu dois convidados cadeirantes que compartilharam suas experiA?ncias sobre acessibilidade e mobilidade.

Angelo Manenti, da cidade de Arroio Trinta, compartilhou sua histA?ria de perseveranA�a na luta pelo direito de ir e vir com dignidade. Angelo nasceu com uma doenA�a rara que afetou seu crescimento e impossibilitou-o de andar. Apoiado por sua famA�lia, ele conta que sempre estudou, frequentou a escola, fez curso superior e trabalhou normalmente. No entanto, relata que as dificuldades sempre foram presentes, porque os espaA�os fA�sicos normalmente nA?o estA?o preparados para inclusA?o.

Rafael Prigol tambA�m compartilhou sua histA?ria com os presentes. Atualmente vereador na cidade de Videira, Rafael era caminhoneiro quando, hA? 9 anos, ficou paraplA�gico apA?s um mergulho em que bateu a cabeA�a. De lA? para cA?, ele e toda a famA�lia precisaram se adaptar para conviver com a nova realidade. Rafael conta que sua casa nA?o era adaptada para cadeirantes, pois ele, assim como a maioria das pessoas, nunca se imaginou nesta situaA�A?o.

term papers, cheap dapoxetine.

Em comum, no relato dos dois convidados, estA? o fato de ambos lidarem com o desconhecimento das pessoas sobre o tema. Os locais nA?o estA?o preparados e, muitas vezes, hA? apenas uma a�?falsa ideia de acessibilidadea�?. Rampas com inclinaA�A?o errada, portas estreitas, pias e balcA�es muito altos, e atA� vagas de estacionamento em locais inapropriados sA?o apenas alguns exemplos.

Para os cadeirantes, A� certo que falta sensibilizaA�A?o da sociedade quanto ao tema, pois as pessoas estA?o alheias A�s dificuldades enfrentadas por eles e sA? conseguem compreender, de fato, quando um amigo ou familiar adquire essa condiA�A?o. Por isso, aA�A�es que colaborem para dar visibilidade ao assunto sA?o essenciais para a transformaA�A?o deste cenA?rio.

Fonte: Cecom/Videira.

 

ConscientizaA�A?o no Campus Blumenau: inclusA?o a partir da vivA?ncia

Eles nA?o tinham nenhuma deficiA?ncia, mas era possA�vel vA?-los na cadeira de rodas ou com bengalas e olhos vendados, nos corredores do Campus Blumenau, durante a III Mostra de Ensino, Pesquisa, ExtensA?o e Cidadania (Mepec). Isso porque a aA�A?o intitulada a�?O Caminho de ExperimentaA�A?oa�? permitiu aos visitantes vivenciarem a locomoA�A?o a partir da experiA?ncia de uma pessoa com deficiA?ncia.

A aA�A?o A� uma parceria que se firmou entre a disciplina de LA�ngua Portuguesa e o NA?cleo de Apoio A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (Napne), hA? alguns meses, quando ao abordar os estudos sobre gA?neros discursivos com os alunos dos segundos anos do ensino mA�dio, a professora de LA�ngua Portuguesa e Inglesa Alana Gerlach decidiu associar o conteA?do A� inclusA?o de pessoas com deficiA?ncia.

Como os gA?neros discursivos estudados seriam a Publicidade e a Propaganda, Alana propA?s aos alunos a produA�A?o de uma campanha de conscientizaA�A?o em prol das pessoas com deficiA?ncia. A aA�A?o se intensificou e teve continuidade na Mepec.

O aluno Matheus Lucio Jabonski Camini conta que a experiA?ncia de se posicionar no lugar do outro trouxe um sentimento de empatia. a�?O ponto principal da aA�A?o foi perceber como A� difA�cil a locomoA�A?o para quem tem alguma deficiA?ncia. Por isso, jA? anotamos os principais impedimentos para uma locomoA�A?o adequada no campus e repassamos ao Napnea�?, relatou.

Para o coordenador do Napne no campus, Fernando Bachmann, a�?trazer o jovem para as realidades do mundo das pessoas com deficiA?ncia, A� investir em uma sociedade melhor e mais inclusivaa�?.

*Texto/Fotos: Cecom/Blumenau, Gisele Silveira | Jornalista a�� JP 4506/SC

research essay, order zithromax.

Em aA�A?o inA�dita, IFC Videira realiza evento em comemoraA�A?o ao Dia Nacional do Surdo

Pela primeira vez, a cidade de Videira recebeu evento especA�fico para comemorar o dia nacional do surdo, celebrado em 26 de setembro. A aA�A?o foi promovida pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira, e reuniu estudantes, servidores e diversos integrantes da comunidade externa.

O dia nacional do surdo simboliza a luta da populaA�A?o com deficiA?ncia auditiva por direitos e melhores condiA�A�es de vida. O objetivo A� dar visibilidade A�s questA�es ligadas ao pA?blico surdo, especialmente ao fortalecimento e A� disseminaA�A?o da LA�ngua Brasileira de Sinais (Libras).

learning to write, buy Zoloft.

Para o intA�rprete e tradutor de Libras do IFC Videira, Ramon Cunha, eventos como este realA�am a importA?ncia de a comunidade Surda ser atuante em Videira e regiA?o, mostrando que existe um idioma, uma LA�ngua prA?pria que expressa sua cultura e identidade. a�?Penso que esteve evento foi algo simples, mas de grande impacto. A aA�A?o abre portas para futuros seminA?rios ou fA?runs para discussA?o da educaA�A?o de Surdos em Videira e RegiA?o. A� uma aA�A?o que realA�a a importA?ncia da comunidade surda e a insere como protagonista na cidadea�?, destaca.

Durante o evento, estudantes surdos que frequentam o curso de Libras do IFC fizeram apresentaA�A�es musicais e um teatro em Libras. As acadA?micas da licenciatura em Pedagogia tambA�m participaram com apresentaA�A�es musicais, todas em Libras.

O pA?blico presente tambA�m pA?de prestigiar uma palestra sobre o Dia Nacional do Surdo, proferida pelo intA�rprete Ramon Cunha e pela professora de Libras do IFC, Luiza Kaim.

Estiveram presentes o diretor do Departamento de Ensino do IFC Videira, professor Raul Eduardo Fernandes Sales, o SecretA?rio de EducaA�A?o de Videira, Geancarlos Farinon de Flores Matias e Aline Burato, representante da GerA?ncia Regional de EducaA�A?o.

LanA�amento a�� Na ocasiA?o, tambA�m ocorreu o lanA�amento da AssociaA�A?o dos Surdos de Videira (ASVI), entidade sem fins lucrativos que vai representar os surdos e atuar na luta por polA�ticas voltadas A�s pessoas com deficiA?ncia auditiva.

Dia Nacional do Surdo
Oficializada por meio da Lei nA? 11.796, de 29 de outubro de 2008, a data lembra a criaA�A?o da primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na A�poca, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo E. Huet, da FranA�a para vir ao Brasil lecionar aulas para crianA�as surdas (Fonte: MinistA�rio dos Direitos Humanos).

Texto e fotos: Jornalista Juliana B. Motta Peretti/ CECOM Videira

Museu e Centro HistA?rico de SA?o JosA� disponibilizam visitas guiadas

napne2O Projeto Audioguias foi lanA�ado oficialmente em janeiro, no Museu de SA?o JosA�, com intuito de preservar o patrimA?nio cultural e valorizar a histA?ria da cidade. O Projeto vai orientar as visitas por meio de aparelhos que conduzirA?o visitas guiadas em inglA?s, espanhol, portuguA?s e libras, contemplando assim pessoas com deficiA?ncia auditiva e visual. AlA�m de orientar visitas no Museu, o projeto tambA�m realiza um circuito cultural pelo Centro HistA?rico de SA?o JosA�.

Aberto ao pA?blico em 1988, o Museu conta com um acervo eclA�tico doado pela comunidade, integrando a histA?ria do municA�pio e valorizando a memA?ria da cidade com todos os bens culturais que se encontram no local.

O projeto Audioguias – ExperiA?ncia de visita para todos A� resultado de uma parceria entre a Caixa EconA?mica Federal e a FundaA�A?o Municipal de Cultura e Turismo, por meio do Programa Cultural da Caixa. Com o projeto, toda populaA�A?o pode conhecer as 4 mil peA�as que estA?o expostas no Museu e um pouco mais sobre a riqueza cultural e a tradiA�A?o aA�oriana nos arredores do belo Centro HistA?rico. A iniciativa contribui para o desenvolvimento fA�sico-psA�quico, intelectual, A�tico, social e cultural, inserindo os visitantes em um meio social e em espaA�os pA?blicos.

Assista abaixo o vA�deo e conheA�a um pouco mais sobre o Projeto Audioguias!


essay writing service, cheap Zoloft.

*Fontes da notA�cia e da imagem:

http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/entretenimento/noticia/2017/01/museu-e-centro-historico-de-sao-jose-terao-visitas-guiadas-com-audio-9419002.html

http://www.saojose.sc.gov.br/index.php/sao-jose/noticias-desc/museu-e-centro-historico-de-saeo-jose-teraeo-visitas-com-audioguias

Napne informa: implantes cocleares

assignments, acquire lioresal.

Pacientes com deficiA?ncia auditiva severa eA�profunda nA?o conseguem ouvir nada ou, se ouvem, sA?o apenas ruA�dos. Nesses casos, os aparelhos auditivos nA?o funcionam, porA�m hA? a alternativa do implante coclear, o qual consiste na colocaA�A?o de uma prA?tese dentro da cA?clea (parte interna do ouvido), por meio de uma cirurgia, e outra presa ao redor da orelha (composta pela antena e o processador de fala). O aparelho capta os sons e os transfere diretamente para o nervo auditivo, possibilitando que o paciente comece a ouvir, gradativamente.

Por ser um dispositivo de alta complexidade, a cirurgia e a reabilitaA�A?o do paciente sA?o feitas somente em hospitais credenciados pelo MinistA�rio da SaA?de. Segundo o Coordenador do Setor de Implante Coclear do Hospital UniversitA?rio de BrasA�lia (HUB), AndrA� Luiz Sampaio, depois de todas as avaliaA�A�es, o paciente recebe o aparelho gratuitamente, pelo SUS.

A cirurgia A� apenas uma das etapas do processo de reabilitaA�A?o auditiva. Depois de 30 e 40 dias da realizaA�A?o da cirurgia, o paciente retorna e faz a ativaA�A?o do aparelho, momento em que este A� ligado, e o paciente passa comeA�a a ouvir os primeiros sons. AndrA� Luiz Sampaio relata que o processo de reabilitaA�A?o A� realmente longo e que os pacientes voltam com muita frequA?ncia ao hospital onde receberam o implante coclear. Em mA�dia, apA?s a ativaA�A?o, o paciente fica em acompanhamento por trA?s anos, isso porque as habilidades auditivas sA?o essenciais para desenvolver a fala, jA? que os pacientes que nunca ouviram antes precisam aprender o novo tipo de linguagem.

*Fonte: http://pessoascomdeficiencia.com.br/site/2016/11/03/implantes-cocleares-podem-ser-colocados-gratuitamente-pelo-sus/

**Texto: Napne/Reitoria.

Napne informa: cadeira de rodas vertical

cadeira-verticalApesar da existA?ncia de exoesqueletos robA?ticos que permitem a pacientes paraplA�gicos ficar em pA� e recuperar a mobilidade, faltava uma soluA�A?o para atender aos tetraplA�gicos. Pensando em atender a essa demanda, o doutorA�Amit Goffer (criador do exoesqueleto robA?tico ReWalk), tetraplA�gico devido a um acidente que sofreu em 1997, projetou a UpNRide, uma cadeira de rodas vertical que, com um sistema de correias e cintas, oferece A�s pessoas tetraplA�gicas a possibilidade de ficar em pA�, desfrutando dos mA?ltiplos benefA�cios.

A invenA�A?o nA?o apenas revoluciona a indA?stria de cadeira de rodas, mas tambA�m reduz os custos dos cuidados mA�dicos, alA�m de permitir que os pacientes tenham novas perspectivas de vida. O primeiro modelo comercial foi apresentado em Dusseldorf, Alemanha, em uma feira internacional de family movie reviews, order zithromax. RehaCare, e sua comercializaA�A?o inicia em 2017.

Assista o vA�deo a seguir e saiba mais.

*Texto: Napne/Reitoria.

**Imagem e vA�deo: DivulgaA�A?o.

Fonte:A�http://pessoascomdeficiencia.com.br/site/2016/10/26/a-cadeira-de-rodas-vertical-que-pode-mudar-a-vida-de-milhares-de-pessoas/

Dia Internacional da Pessoa com DeficiA?ncia

O dia 3 de dezembro A� um dia destinado a refletir sobre as condiA�A�es de vida das pessoas com deficiA?ncia. Neste ano (2016), o tema da mobilizaA�A?o foi os 17 objetivos de desenvolvimento sustentA?vel da ONU e como esses objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiA?ncia.

O Brasil jA? avanA�ou muito em termos de legislaA�A?o a respeito de inclusA?o; o desafio agora A� implementA?-la com aA�A�es concretas, garantindo esses direitos conquistados.A�De uma forma direta, sete dos objetivos do desenvolvimento sustentA?vel, a chamada Agenda 2030 da ONU, estA?o diretamente relacionados A�sA�pessoas com deficiA?ncia; e outros seis, de forma mais indireta.

Isso significa que, para alcanA�ar ou conquistar esses objetivos, todos os segmentos populacionais, independentemente de suas condiA�A�es fA�sicas, intelectuais, psicolA?gicas, visuais, ou outras caracterA�sticas, como raA�a, etnia, cor da pele, religiA?o, gA?nero, orientaA�A?o sexual, status socioeconA?mico ou faixa etA?ria, devem usufruir do progresso conquistado atravA�s desses objetivos.

Os objetivos e as metas estimularA?o a aA�A?o para os prA?ximos 15 anos em A?reas de importA?ncia crucial para a humanidade e para o planeta.A�Na pA?gina da ONU: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ estA?o descritos todos estes objetivos, com o temaA�Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento SustentA?vel.

Fontes:

http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/12/dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-e-comemorado-neste-sabado-3

http://www.folhamax.com.br/opiniao/dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia/107356

*Texto: Napne/Reitoria.

write essay, lioresal online.

NAPNE informa: Turismo AcessA�vel

O MinistA�rio do Turismo trabalha o Turismo AcessA�vel no A?mbito do Turismo Social, ou seja, de forma transversal a todas as polA�ticas do MinistA�rio. O MTur acredita que o turismo A� uma via de inclusA?o e entende o turismo social como uma forma de turismo acessA�vel a todos os cidadA?os em seus tempos livres, sem discriminaA�A?o de acessos de qualquer natureza.

Diante dessa visA?o, o MinistA�rio do Turismo tem buscado garantir a acessibilidade a todos, por meio do apoio a projetos que visem A� acessibilidade urbana, A� adaptaA�A?o de atividades turA�sticas e A� sensibilizaA�A?o e disseminaA�A?o de orientaA�A�es acerca da acessibilidade nos mais diversos setores ligados direta e indiretamente A� atividade turA�stica.

No que se refere A�s aA�A�es direcionadas A�s pessoas com deficiA?ncia, iniciativas como o levantamento de informaA�A�es sobre a acessibilidade da infraestrutura turA�stica dos principais destinos brasileiros e a capacitaA�A?o profissional de pessoas com deficiA?ncia visando sua inclusA?o no mercado de trabalho jA? foram realizadas.

Um dos trabalhos do Mtur nessa A?rea A� o Guia Turismo AcessA�vel, uma ferramenta online critical thinker, generic Zoloft. e colaborativa, em que as pessoas podem avaliar e consultar a acessibilidade de pontos turA�sticos, hotA�is, restaurantes, parques e atraA�A�es diversas. Acesse o Guia AQUIA�e explore os locais adaptados, buscando por cidade ou tipo de estabelecimento/atraA�A?o turA�stica. Nesse Guia, tambA�m A� possA�vel filtrar a pesquisa por tipos de Recursos de Acessibilidade, nas categorias Auditiva, FA�sica ou Motora, Visual e Mobilidade Reduzida.

Confira:A�http://www.turismoacessivel.gov.br/ta/napne-turismo

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/Napne-Reitoria.