Inclusão: IFC realiza entrega do 30º cão-guia

Cezar Agustinho Rodrigues Oliveira agora passará a conviver com o Eddie, seu novo cão-guia e companheiro de vida. A dupla foi oficialmente constituída na quinta-feira, 11/07, no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do Instituto Federal Catarinense (IFC). A entrega marca a reposição do cão-guia Duster, que também foi formado no Centro, e faleceu em decorrência de problemas de saúde.

Durante a entrega do cão, o diretor-geral do IFC Camboriú, Rogério Luís Kerber, agradeceu o trabalho das famílias socializadoras e do Instituto. Na oportunidade, o diretor explicou a questão da prioridade do recebimento do cão, como no caso do Cezar, que já era usuário da tecnologia. O diretor também pediu o apoio dele na defesa do Programa Cão-Guia junto às associações de pessoas com deficiência visual.

Durante a cerimônia, a diretora de desenvolvimento educacional, Sirlei de Fátima Albino, também destacou o papel dos Institutos Federais na inclusão e no atendimento das demandas da comunidade onde estão inseridos.

Além de todo o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores do Centro, a coordenação do curso, Márcio Pereira Soares e Carlos Eduardo Rebello, destacou a importância das famílias socializadoras para o sucesso de todo o processo. “A dedicação das pessoas conta muito para que esse trabalho se concretize”, disse Márcio. “Agradecemos o empenho do professor do IFC Camboriú, Daniel Varela, e família pela socialização, e a professora Marinês Kerber pelo treinamento. Eddie é um cão-guia excelente”, completou Carlos.

Emocionado ao receber o cão-guia, Cezar agradeceu toda equipe do IFC e a família socializadora envolvida. “Vou dar toda dedicação ao Eddie, cuidarei dele como se fosse um filho. Ele será o meu olhar”, disse. Durante a entrega, o socializador Daniel afirmou estar orgulhoso com o “filho formado” e com a contribuição na melhoria da qualidade de vida que Eddie irá proporcionar ao Cezar.

Fonte: Cecom/Camboriú/Marília Massochin