INPI concede ao IFC Registro de Programa de Computador

O Instituto Federal Catarinense recebeu, no A?ltimo dia 22 de marA�o, o primeiro Registro de Programa de Computador, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Com o tA�tulo “Desenvolvimento de Interface GrA?fica para AnA?lise da Estrutura de Materiaisa�? ou a�?ANES – Analysis Of The Eletronic Structurea�?, a invenA�A?o trata de um software destinado A� anA?lise e gerenciamento de dados utilizados para determinar a estrutura fA�sica e eletrA?nica de sistemas atA?micos em sA?lidos cristalinos. O projeto foi desenvolvido no ano de 2014, no Campus Videira, e A� fruto do trabalho, em parceria, dos servidores NA�lio Henrique Nicoleti (atualmente no IF SA?o Paulo) e Tiago Possato.

creating a cover letter, buy clomid online.

a�?As pesquisas que aplicam modelagem molecular para descrever as interaA�A�es eletrA?nicas entre os A?tomos de um cristal empregam mA�todos complexos que fornecem uma grande quantidade de informaA�A?o. Uma das dificuldades encontradas pelos pesquisadores deste campo do conhecimento A� a falta de um ferramental que auxilie no refinamento destes dados. A interface grA?fica ANES auxilia na organizaA�A?o e na anA?lise de informaA�A�es fundamentais para a correta caracterizaA�A?o das propriedades fA�sico-quA�micas. O processo minimiza custos e maximiza os mA�todos de interpretaA�A?o dos resultados, melhorando a eficiA?ncia da pesquisaa�?, frisa NA�lio.

Para Tiago, “o software ANES serA? muito A?til para os pesquisadores, que nA?o precisarA?o mais se debruA�ar sobre extensos arquivos cheios de nA?meros para procurar pelos resultados de seu trabalho. Desenvolver uma interface grA?fica para auxiliar nas pesquisas com A?tomos e molA�culas mostrou como A� importante para o profissional da A?rea de desenvolvimento de softwares estar preparado para os desafios do mercado de trabalho. Espero que o registro do software seja um motivador para novos trabalhos e que mais inovaA�A?o possa partir de nossa instituiA�A?o.”.

A proteA�A?o aos programas de computador A� regulamentada pela Lei nA? 9.609, de 19 de fevereiro de 1998, que assegura a tutela dos direitos relativos A� criaA�A?o pelo prazo de cinquenta anos. Inclui-se, dentre os direitos assegurados por esta Lei e pela legislaA�A?o de direitos autorais e conexos vigentes no PaA�s, aquele direito exclusivo de autorizar ou proibir o aluguel comercial, nA?o sendo este exaurA�vel pela venda, licenA�a ou outra forma de transferA?ncia da cA?pia do programa.

Sobre o INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) A� uma autarquia federal vinculada ao MinistA�rio do Desenvolvimento, IndA?stria e ComA�rcio Exterior (MDIC), responsA?vel pelo aperfeiA�oamento, pela disseminaA�A?o e pela gestA?o do sistema brasileiro de concessA?o e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indA?stria.

Entre os serviA�os do INPI estA?o os registros de marcas, os desenhos industriais, as indicaA�A�es geogrA?ficas, os programas de computador e topografias de circuitos, as concessA�es de patentes e as averbaA�A�es de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferA?ncia de tecnologia. Na economia do conhecimento, esses direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluA�A�es tA�cnicas.

Texto: CECOM/Videira.