Inscrições abertas para a 5º edição da OBAP

obapO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com inscrições abertas, até 30 de maio, para a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). O evento, que está em sua quinta edição, tem como temática: “Solo: base e fonte de vida”. A escolha do tema é uma referência ao Ano Internacional dos Solos, comemorado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU).

A OBAP é uma competição de conhecimentos que reúne alunos de todo o país. A proposta do evento é estimular jovens do ensino médio e técnico em atividades de pesquisa e de inovação, além de envolvê-los em ações de desenvolvimento regional e produção de tecnologias que resultem em benefícios para a comunidade.

Como participar

Podem participar da competição estudantes matriculados nos cursos técnicos em Agropecuária, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: http://catalogonct.mec.gov.br/).

Em caráter especial, poderão participar alunos do ensino técnico subsequente (que já concluíram o ensino médio e cursam somente o curso técnico) dos cursos citados.

As equipes devem ser compostas por quatro pessoas de uma mesma instituição, com a participação obrigatória de um orientador e três alunos de ensino médio/técnico ou subsequente em regime integrado ou concomitante. Os alunos devem estar regularmente matriculados e o orientador pode ser professor ou técnico-administrativo.

A inscrição de cada grupo custa R$ 20 e deve ser feita, exclusivamente, pelo endereço www.obap.agr.br, no período de 15 de abril a 30 de maio de 2015. O orientador será o representante oficial para realizá-la. As instituições podem inscrever mais de uma equipe.

Fases da competição

A competição é realizada em três fases, as duas primeiras etapas ocorrem no ambiente virtual pela plataforma Moodle, com testes de múltipla escolha, nos quais são avaliados os conhecimentos nas áreas descritas no conteúdo programático. A última etapa é presencial, composta por prova teórica e prática, assim como na edição anterior. A fase presencial desse ano ocorrerá no Câmpus Poços de Caldas, nos dias 23 e 24 de outubro.

Todos os grupos participantes receberão certificados. As equipes vencedoras serão premiadas com medalhas e troféus. Os alunos medalhistas de ouro das equipes da modalidade de Ensino Médio Integrado ou Concomitante serão convidados a participar da seletiva para compor a equipe mista que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), que será realizada no Japão, no ano de 2016.

Outras informações em  <http://www.ifsuldeminas.edu.br/index.php/pt/noticias/3823-2015-04-14-12-56-22>.

* Texto e imagem: Divulgação/IFSULDEMINAS.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 6 de maio de 2015, às 12:59 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).