InscriA�A�es abertas para a 5A? ediA�A?o da OBAP

obapO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estA? com inscriA�A�es abertas, atA� 30 de maio, para a OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria (OBAP).A�O evento, que estA? em sua quinta ediA�A?o, tem como temA?tica:A�”Solo: base e fonte de vida”.A�A escolha do tema A� uma referA?nciaA�ao Ano Internacional dos Solos, comemorado pela OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas para AlimentaA�A?o e Agricultura (FAO-ONU).

A OBAP A� uma competiA�A?o de conhecimentos que reA?ne alunos de todo o paA�s. A proposta do evento A� estimular jovens do ensino mA�dio e tA�cnico em atividades de pesquisa e de inovaA�A?o, alA�m de envolvA?-los em aA�A�es de desenvolvimento regional e produA�A?o de tecnologias que resultem em benefA�cios para a comunidade.

Como participar

Podem participar da competiA�A?o estudantes matriculados nos cursos tA�cnicos em AgropecuA?ria, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia, AgronegA?cio, Alimentos, AgroindA?stria e cursos do Eixo TecnolA?gico Recursos Naturais (CatA?logo Nacional de Cursos TA�cnicos: how to do a literature review, clomid reviews. http://catalogonct.mec.gov.br/).

Em carA?ter especial, poderA?o participar alunos do ensino tA�cnico subsequente (que jA? concluA�ram o ensino mA�dio e cursam somente o curso tA�cnico) dos cursos citados.

As equipes devem ser compostas por quatro pessoas de uma mesma instituiA�A?o, com a participaA�A?o obrigatA?ria de um orientador e trA?s alunos de ensino mA�dio/tA�cnico ou subsequente em regime integrado ou concomitante. Os alunos devem estar regularmente matriculados e o orientador pode ser professor ou tA�cnico-administrativo.

A inscriA�A?o de cada grupo custa R$ 20 e deve ser feita, exclusivamente, pelo endereA�oA�www.obap.agr.br, no perA�odo de 15 de abril a 30 de maio de 2015. O orientador serA? o representante oficial para realizA?-la. As instituiA�A�es podem inscrever mais de uma equipe.

Fases da competiA�A?o

A competiA�A?o A� realizada em trA?s fases, as duas primeiras etapas ocorrem no ambiente virtual pela plataforma Moodle, com testes de mA?ltipla escolha, nos quais sA?o avaliados os conhecimentos nas A?reas descritas no conteA?do programA?tico. A A?ltima etapa A� presencial, composta por prova teA?rica e prA?tica, assim como na ediA�A?o anterior.A�A fase presencial desse ano ocorrerA? no CA?mpus PoA�os de Caldas, nos dias 23 e 24 de outubro.

Todos os grupos participantes receberA?o certificados. As equipes vencedoras serA?o premiadas com medalhas e trofA�us. Os alunos medalhistas de ouro das equipes da modalidade de Ensino MA�dio Integrado ou Concomitante serA?o convidados a participar da seletiva para compor a equipe mista que representarA? o Brasil na OlimpA�ada Internacional de CiA?ncias da Terra (International Earth Science Olympiad a�� IESO), que serA? realizada no JapA?o, no ano de 2016.

Outras informaA�A�es em A�<http://www.ifsuldeminas.edu.br/index.php/pt/noticias/3823-2015-04-14-12-56-22>.

* Texto e imagem: DivulgaA�A?o/IFSULDEMINAS.