InscriA�A�es abertas para OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria 2017

Acesse a pA?gina da OBAP!

Inscreva-se!

EstA?o abertas atA� 19 de junho as inscriA�A�es da 7A? ediA�A?o da OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria (OBAP), promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Os interessados poderA?o se inscrever exclusivamente via internet, na pA?gina oficial da olimpA�ada.A�O valor da taxa de inscriA�A?o A� de R$ 30 por equipe. Os orientadores serA?o os representantes oficiais para efetuar a inscriA�A?o e deverA?o preencher corretamente os dados completos de todos os integrantes. Os competidores receberA?o via e-mail seus logins individuais para acesso A� plataforma de provas da OBAP, disponA�vel na pA?gina oficial da OlimpA�ada.

Neste ano, o tema serA? em referA?ncia ao Ano Internacional do Turismo SustentA?vel para o Desenvolvimento, comemorado pela ONU, retratando a contribuiA�A?o do setor do turismo para os trA?s pilares da sustentabilidade: econA?mico, social e ambiental.A�A temA?tica A� uma oportunidade para abordar nas provas as atividades de agroturismo, agronegA?cio, agroecologia, agricultura familiar, alA�m da questA?o ambiental. As provas, alA�m de abordar questA�es previstas no conteA?do programA?tico, apresentarA?o algumas questA�es voltadas A� produA�A?o agropecuA?ria no que se refere A�s tA�cnicas de produA�A?o e ao aspecto social:A�valorizaA�A?o da ruralidade e do patrimA?nio cultural e natural;A�exploraA�A?o turA�stica da cadeia de produA�A?o;A�produA�A?o sustentA?vel/ agroecologia/ orgA?nicos: utilizaA�A?o de alternativas para produA�A?o e preservaA�A?o do meio ambiente; entre outros.

Banner_siteOBAP_6OBAP

Requisitos para participaA�A?o

A olimpA�ada estimula o ingresso de jovens do ensino mA�dio/tA�cnico integrado, concomitante e tA�cnico subsequente em carreiras tA�cnico-cientA�ficas, incentivando a participaA�A?o em atividades de iniciaA�A?o cientA�fica, colocando-os em situaA�A�es desafiadoras, estimulando a cooperaA�A?o e a integraA�A?o entre os participantes.

As equipes serA?o compostas por quatro pessoas de uma mesma instituiA�A?o, com a participaA�A?o obrigatA?ria de um orientador e trA?s estudantes, devidamente matriculados, da modalidade de ensino mA�dio/tA�cnico em regime integrado/concomitante ou da modalidade do tA�cnico subsequente.A�A equipe nA?o poderA? ser composta por estudantes de modalidades de ensino diferentes. PoderA?o ser orientadores: professores e tA�cnicos administrativos (efetivos ou contratados) atuantes na instituiA�A?o de origem dos estudantes. NA?o hA? limite de equipes para um mesmo orientador, na mesma ou em diferentes modalidades, e nem para o nA?mero de equipes inscritas por instituiA�A?o.

CompetiA�A?o

A OBAP contarA? com duas fases, sendo uma escolar (virtual) e uma final (presencial). A primeira fase serA? realizada entre os dias 1 e 3 de agosto e contarA? com 40 questA�es de mA?ltipla escolha nas A?reas descritas no conteA?do programA?tico, com valor total de 40 pontos. JA? a segunda etapa ocorrerA? em setembro e serA? presencial. Essa fase compreende duas etapas: a primeira (classificatA?ria) na qual as equipes classificadas deverA?o realizar prova prA?tica proposta pela organizaA�A?o, com valor de 20 pontos para a equipe; jA? na segunda etapa (classificatA?ria), cada integrante farA? a prova individual contendo vinte questA�es objetivas que valerA?o um ponto e quatro questA�es discursivas, que valerA?o cinco pontos cada.

research paper intro, clomid reviews.
ClassificaA�A?o e participaA�A?o na fase presencial

Na modalidade ensino/tA�cnico mA�dio integrado ou concomitante, serA?o classificadas para a segunda fase, em ordem decrescente de pontuaA�A?o, a melhor equipe de cada unidade educacional (instituiA�A?o/campus) participante, que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% dos pontos da fase escolar (virtual), atA� o limite de cinquenta equipes.

Na modalidade tA�cnico subsequente, serA?o classificadas para segunda fase, em ordem decrescente de pontuaA�A?o, a melhor equipe de cada unidade educacional (instituiA�A?o/campus) participante, que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% dos pontos da fase escolar (virtual), atA� o limite de dez equipes.

Em caso de empate, serA? utilizada a maior nota obtida por membro da equipe, sempre priorizando o melhor desempenho. Caso alguma equipe convocada para a segunda fase nA?o confirme presenA�a, a organizaA�A?o da OBAP poderA? convocar, a seu critA�rio, as equipes de acordo com a lista de classificaA�A?o.

PremiaA�A�es

Todas as equipes receberA?o certificado de participaA�A?o. A premiaA�A?o e classificaA�A?o, por equipe e individual, serA? feita de acordo com a nota da segunda fase da OBAP. Na modalidade de ensino mA�dio integrado ou concomitante, receberA?o medalhas as quinze melhores equipes. JA? na modalidade subsequente, receberA?o medalhas as seis melhores equipes. As trA?s equipes melhores classificadas das modalidades de ensino mA�dio integrado ou concomitante e de tA�cnico subsequente receberA?o trofA�us. Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de ensino mA�dio/tA�cnico integrado ou concomitante serA?o convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na International Earth Science Olympiad a�� IESO, no ano de 2018.

*Texto e vA�deo: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS.