InscriA�A�es abertas para seleA�A?o nacional do Parlamento Juvenil

parlamentoVocA?, estudante do Instituto Federal Catarinense (IFC), jA? pensou em participar do Parlamento Juvenil do Mercosul? Se sim, a sua chance A� agora. EstA?o abertas, atA� as 12 horas do dia 5 de setembro, as inscriA�A�es para a etapa de seleA�A?o nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2016-2018.

Para isso, o IFC lanA�ou o Edital nA? 125/2016 que visa selecionar alunos da InstituiA�A?o que desejam participar dessa experiA?ncia junto ao PJM. A seleA�A?o A� coordenada pelo MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC).

A inscriA�A?o ocorre por meio de envio de um projeto para o endereA�o eletrA?nico assuntos.estudantis@ifc.edu.br. Ficha de inscriA�A?o e edital AQUI.

Para fazer a inscriA�A?o o estudante deve:

1. Preencher a ficha de inscriA�A?o (Anexo II);

2. Anexar os seguintes documentos A� Ficha de InscriA�A?o: a) Projeto de Protagonismo Juvenil pelo estudante-candidato; b) CA?pia de documento de identidade vA?lido e legA�vel; c) Termo de CiA?ncia e AutorizaA�A?o (Anexo III), devidamente assinado pelo responsA?vel, caso o estudante tenha menos de 18 anos; d) AutorizaA�A?o de CessA?o de Imagem e Som e Propriedade Intelectual (Anexo IV) assinada pelo estudante ou pelo responsA?vel, caso o candidato tenha menos de 18 anos; e) DeclaraA�A?o de MatrA�cula; f) Carta de recomendaA�A?o de um professor.

3. O estudante deverA? manter uma cA?pia de todos os documentos enviados, incluindo o projeto.

presentation idea, acquire dapoxetine.

A divulgaA�A?o dos candidatos prA�-selecionados acontece no dia 15 de setembro, e as eleiA�A�es ocorrem entre os dias 17 e 21 de outubro.

Mais informaA�A�es:

CoordenaA�A?o-Geral de PolA�ticas e Programas Estudantis da Reitoria do IFC

Telefones: (47) 3331-7800/3331-7818/3331-7845

E-mail: assuntos.estudantis@ifc.edu.br

Edital de SeleA�A?o Nacional AQUI.

O que A� o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM)?

O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integraA�A?o regional dos jovens parlamentares que, apA?s discussA�es conjuntas, acordam e recomendam a adoA�A?o de polA�ticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito A� democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O jovem eleito para representar sua Unidade da FederaA�A?o e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse perA�odo, participa ativamente do processo de elaboraA�A?o e divulgaA�A?o da DeclaraA�A?o do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os paA�ses-membros e associados.

O principal objetivo do projeto A� favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaA�o para diA?logos e discussA�es acerca de temas vinculados A� educaA�A?o, como: inclusA?o educativa, participaA�A?o cidadA?, direitos humanos, diversidade de raA�a, etnia e gA?nero, integraA�A?o regional e trabalho.A�Assim, voltados para o tema principal a�� a�?O ensino mA�dio que queremosa�? a��, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.A�

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es do Parlamento Juvenil Mercosul.