Inscrições no ENEM encerram sexta-feira (5/6)

ingresso-superior-2016As inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se encerram às 23h59 desta sexta-feira, dia 5 de junho. INSCRIÇÕES AQUI. O número de inscritos de 2015 chegou a 4,4 milhões na manhã de terça-feira, 2/6. No momento da inscrição, o candidato precisa informar um número de telefone fixo ou celular válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), que não pode ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança.

O ENEM é a porta de entrada para diversas universidades no Brasil. No Instituto Federal Catarinense (IFC), o ingresso aos cursos superiores é realizado 100% via ENEM e, a partir deste ano, passa a ser também 100% SISU. Por isso, para ingressar em um curso superior ofertado pelo IFC em 2016, é preciso fazer a inscrição e a prova do ENEM deste ano. As provas do ENEM acontecem nos dias 24 e 25 de outubro.

O IFC oferta 19 cursos superiores nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologia, num total de 1.251 vagas gratuitas. Está presente em 15 cidades catarinenses: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira. Visite um dos nossos câmpus!

MAIS

Na edição do ENEM deste ano, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015, os matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. Para os demais, o valor é de R$ 63. O pagamento deve ser feito até as 21h59 (de Brasília) de 10 de junho.

No Enem de 2015, candidatos que são travestis ou transexuais podem usar o nome social. A inscrição deve ser feita normalmente, no prazo previsto no edital. Posteriormente, entre 15 e 26 de junho, eles devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível online.

SISU

IMG_5572A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é, ainda, requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Para ingressar em um curso Superior GRATUITO no IFC, o candidato precisa percorrer cinco passos:

1) Ficar de olho no período de inscrição do ENEM 2015 (até 5/6);

2) Fazer a sua inscrição no ENEM 2015 – enem.inep.gov.br;

3) Não perder a PROVA do ENEM 2015 (24 e 25/10);

4) Selecionar o seu curso no SISU 2016 (ingresso.ifc.edu.br / sisu.mec.gov.br);

5) Início das aulas do Superior no IFC – Março/2016.

Mais informações em:

FanPage no IFC no Facebook – www.facebook.com/ifc.oficial

Portal de Ingresso do IFC – http://ingresso.ifc.edu.br/

Confira todos os cursos ofertados no IFC AQUI

* Texto, foto e imagem: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 3 de junho de 2015, às 14:08 por Nicole Trevisol.