InstituiA�A�es de Blumenau recebem doaA�A�es de Trote SolidA?rio

equipeO trote tradicional, que em muitos casos abre espaA�o para intimidaA�A?o e humilhaA�A?o, estA? perdendo espaA�o para iniciativas em que a solidariedade marca o rito de passagem do aluno. No Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Blumenau, estudantes dos cursos tA�cnicos integrados ao Ensino MA�dio organizaram o Trote SolidA?rio. E a recompensa dessa aA�A?o veio com a entrega de doaA�A�es A� Casa de Repouso Dalva e A� AssociaA�A?o de cegos do Vale do ItajaA� (Acevali) na quinta-feira (10).

O trote mobilizou alunos e servidores da instituiA�A?o para a consciA?ncia social. ApA?s se dividirem em grupos, os alunos elegeram os locais que seriam beneficiados. Durante os meses de fevereiro e marA�o, eles arrecadaram roupas, alimentos e produtos de higiene.

Carla Mariana Borba, do setor financeiro da Acevali, conta que esta A� a primeira vez que a associaA�A?o recebe doaA�A�es de Trote SolidA?rio. a�?DoaA�A�es sA?o sempre bem-vindas, e esperamos que sirva como exemplo para outras instituiA�A�es de ensinoa�?, disse. Para Araci Marcia Martimiano, coordenadora da Casa de Repouso Dalva, aA�A�es como esta sA?o grandiosas, principalmente porque a casa, que atualmente abriga 23 idosos, sobrevive de doaA�A�es.

Durante visita A� Acevali, servidores e alunos foram surpreendidos com uma homenagem. Os associados tocaram violA?o e cantaram duas mA?sicas, como forma de agradecimento. Para a aluna do terceirA?o Carolina Shigihara, este momento deixou todos emocionados. Ela torce para que os calouros deem continuidade a esta iniciativa nos prA?ximos anos. a�?O Trote SolidA?rio despertou o sentimento de cooperaA�A?o, que vai alA�m desta aA�A?o, nos faz pensar na importA?ncia, por exemplo, de sermos voluntA?rios, que A� algo de que as instituiA�A�es tambA�m precisama�?, argumentou Carolina.

critic review, Zoloft reviews.

Segundo a diretora de desenvolvimento e ensino do Campus Blumenau, Gicele Prebianca, o objetivo desta aA�A?o A� promover o bem comum por meio de atividades solidA?rias de alcance social que possam contribuir de maneira significativa para a formaA�A?o cidadA? dos estudantes e melhoria da qualidade de vida dos que recebem as aA�A�es de solidariedade. a�?O Trote SolidA?rio deve figurar na escola como aA�A?o educativa com vistas A� integraA�A?o dos novos alunos nA?o sA? A� rotina acadA?mica, mas A� comunidade locala�?, salientou.

Texto: CECOM/CampusA�Blumenau A�

Fotos: DivulgaA�A?o