InterUni traz palestrantes dos Estados Unidos e Alemanha para Rio do Sul

inteuni1Entre os dias 16 e 20 de novembro, ocorre, na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, o Simpósio InterUni 2015, com a proposta de internacionalização dos Institutos e Universidades do Brasil, da América e da Europa. O evento conta com apoio de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O objetivo do Simpósio é reunir acadêmicos, professores e pesquisadores que atuam em pesquisas nas várias instituições de ensino, pesquisa e extensão de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e promover um amplo debate sobre as possibilidades de cooperação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão conjuntos no Brasil e nos países parceiros, como Alemanha e Estados Unidos.

inteuni2O palestrante responsável por abrir o evento foi o professor Dominikus Kittermann, da Triesdorf University da Alemanha. Em seu pronunciamento, Dominikus apresentou a instituição e explicou os projetos de integração acadêmica, bem como a atuação da informática em projetos interdisciplinares. Para o professor e coordenador do simpósio, Juliano Brignoli, o evento já está se consolidando, principalmente no que se refere ao compartilhamento de informações entre as instituições participantes e aos projetos interdisciplinares. Já o diretor geral do IFC de Rio do Sul, Oscar Harthmann, o InterUni serve como motivador para implementar o intercâmbio acadêmico entre os estudantes de Rio do Sul e dos países participantes.

Agenda

Os próximos eventos vinculados ao Simpósio InterUni são de cooperação e colaboração entre colégios americanos. O palestrante Ph.D., Todd Cotton, abordou, no dia 17/11, as facilidades do ensino nos Estados Unidos; e, hoje (18/11), o professor Jeison Isair Schneider apresenta a sua experiência no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Ainda nesta quarta-feira, na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha em Santa Catarina, localizada em Blumenau, se discutem as oportunidades de cooperação com a Alemanha. A mesma temática voltará a ser tratada na sexta-feira, dia 20/11, com a apresentação do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 18 de novembro de 2015, às 13:22 por Nicole Trevisol.