IX Congresso Internacional Roa Bastos acontece no IFC SA?o Bento do Sul

Aconteceu, durante os dias 18, 19 e 20 de setembro, no Campus SA?o Bento do Sul, o IX Congresso Internacional Roa Bastos, um dos mais importantes eventos de estudos sobre a obra do escritor paraguaio Augusto Roa Bastos e da literatura latino-americana. Alunos, tA�cnicos administrativos e professores puderam vivenciar toda a energia e intensidade presente na cultura do nosso continente, dando inA�cio ao primeiro congresso internacional do IFC SBS.

A abertura foi realizada no auditA?rio doA�campus, na noite de segunda-feira, 18. A Professora Dra. Alai Garcia Diniz, da Unioeste, PR, foi convidada para a ConferA?ncia de abertura e trouxe o tema: a�?Do centenA?rio de Augusto Roa Bastos ao fuxico do corpo que galopa: literatura e performancea�?. AlA�m da conferA?ncia com a professora Alai, foi organizada tambA�m uma apresentaA�A?o cultural com acadA?micos da Engenharia de Controle e AutomaA�A?o e da Engenharia de ComputaA�A?o. A mA?sica nordestina foi escolhida para animar a noite e transformou o auditA?rio em um verdadeiro salA?o, fazendo servidores e alunos danA�arem, celebrando a mistura cultural que constitui o nosso continente.

listing presentation, acquire zithromax.

Na manhA? de terA�a-feira, dia 19, foi realizada uma videoconferA?ncia com a Professora Carmen Luna SellA�z da Universidade de Vigo a�� Espanha. O tema apresentado pela docente foi: “El SonA?mbulo: ‘ver por espejo en oscuro’ la guerra de la Triple Alianza”. Em seguida, foi organizado o I JIAL (Jovens Ideias da AmA�rica Latina), fA?rum em que os estudantes puderam expor seus projetos, pesquisas, ideias e trabalhos, sem restriA�A�es temA?ticas, pontuando a diversidade tA?o referenciada durante todo o Roa Bastos. Houve desde projetos sociais atA� projetos de engenharia. Foram assim estabelecidos canais de comunicaA�A?o entre os estudantes, bem como entre docentes e pesquisadores, com debates e explanaA�A�es, alA�m de observaA�A�es dos professores a respeito dos trabalhos apresentados.

Na parte da tarde, foram realizadas 4 oficinas, em que os alunos e outros inscritos no Congresso puderam transitar pela literatura, pelas artes dramA?ticas, artes visuais e danA�a. A oficina a�?Vivenciando Roa Bastos: experiA?ncias de leituraa�? foi mediada pela professora de Letras, do IFC SA?o Bento do Sul, Ana Paula Pereira Villela. A professora Alai Garcia Diniz, que abriu o Congresso com sua ConferA?ncia, organizou a Oficina a�?Algumas prA?ticas de interculturalidade na escolaa�?, a partir da qual trabalhou com os participantes a encenaA�A?o de alguns contos roabastianos. O programador visual doA�CampusA�SA?o Bento do Sul, Leandro Machnicki Altaniel, realizou a a�?Oficina de gravura: a produA�A?o da forma e da cor com a serigrafiaa�?, na qual os participantes puderam aprender as tA�cnicas da serigrafia em camisetas. E houve ainda uma oficina de danA�a comandada pela professora Luana Santos de Lima, de InglA?s, que trouxe para os alunos a beleza e a elegA?ncia da mA?sica gaA?cha. Ao final das oficinas, os participantes foram para o auditA?rio apresentar os trabalhos realizados durante a tarde.

Na quarta-feira, dia 19, foi a vez da professora Dra. NA?gila Cristina Hinckel, do IFC SA?o Bento do Sul, apresentar a conferA?ncia “Projeto Integrador: um processo interdisciplinar de aprendizagem baseado em problemas” na parte da manhA?. Foram organizadas tambA�m 3 mesas-redondas ainda no perA�odo matutino: a�?El pensamiento Ava Guarani: Un estudioa�?, apresentada porA�JazmA�n RocA�o GutiA�rrez, que A� bacharel em Letras, Artes e MediaA�A?o Cultural pela Universidade Federal de IntegraA�A?o Latino-americanaA�UNILA; a�?Entre a suprema ditadura e os outrem que nA?o escrevem. Tentativas de leituras sociolA?gicas de Yo, el supremo, de Roa Bastosa�?, apresentada porA�Gabriel Tolosa ChacA?n, que A� graduado em Sociologia pela Universidade Nacional da ColA?mbia, mestre em CiA?ncias Sociais e doutorando em EducaA�A?o na UFSC; e a�?Os jovens trovA�es de Roa Bastosa�?, apresentada pela professora Dra. Raquel Cardoso de Faria e CustA?dio, que A� doutora em Literatura e professora de Espanhol no Campus SA?o Bento do Sul, alA�m de ter sido a idealizadora do Congresso dentro do IFC.

Os alunos do ensino mA�dio, do ensino superior e do ensino tA�cnico subsequente apresentaram, na parte da tarde, banners dos projetos desenvolvidos por eles desde o comeA�o do ano. Com temas variados, os estudantes tiveram a chance de expor seus projetos, pesquisas e trabalhos, e foram avaliados por professores e tA�cnicos administrativos doA�campus, que, por meio das notas atribuA�das, selecionaram os trabalhos que representarA?o o IFC SA?o Bento do Sul na MICT 2018, em CamboriA?. TambA�m foram organizadas SessA�es de ComunicaA�A?o, com os Professores Andrei Leandro Morsch, Diego Teixeira Vitt, Maria Gisele Peres, Rosana da Silva Cuba, a bibliotecA?ria do campus Maria de NasarA� Moraes de Oliveira, o programador visual Leandro Machnicki Altaniel e a participante Marlene Borges. A conferA?ncia de encerramento ficou a cargo da Professora Dra. Andreia Marini: a�?Os jovens e seu comportamento na era digitala�?. Para encerrar o Congresso, os estudantes fizeram uma apresentaA�A?o de danA�a no fim da tarde, ao som de mA?sicas gaA?chas e vestidos a carA?ter da cultura do Rio Grande do Sul.

Todas as atividades desenvolvidas durante o IX Congresso Internacional Roa Bastos trouxeram para o IFC SA?o Bento do Sul, de um modo geral, uma nova perspectiva e maior proximidade com a cultura Latino-americana, brilhantemente representada na obra e na trajetA?ria de Augusto Roa Bastos. O CampusA�SBS agradece e parabeniza o empenho de todos que fizeram parte deste Congresso, com o desejo de que este seja o primeiro de muitos que virA?o, com a mesma alegria, entusiamo e beleza que se viu nestes dias.

Texto e imagens: Cecom/SA?o Bento do Sul.