Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Já estão disponíveis as informações sobre o Enem 2016

enemAs inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem entre 9  e 20 de maio de 2016. A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. Todos os detalhes foram apresentados pelo ministro Aloizio Mercadante na quinta-feira, 14, e constam no Edital do Exame.

Outra novidade desta edição é o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo MEC, que trará todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além do acompanhamento da inscrição. Disponível para smartphones, o recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato. “O participante vai ter um instrumento de diálogo contínuo com o MEC e vai poder guardar a senha de forma segura”, destacou Mercadante.

Para dar mais comodidade e opções aos não isentos da taxa, o pagamento, este ano, pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor da taxa será de R$ 68. O pagamento deve ser feito até às 21h59min (de Brasília) do dia 25 de maio.

As provas acontecem em 5 e 6 de novembro, e os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30min.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. No IFC, o Exame é utilizado para o ingresso nos cursos superiores.

Confira a apresentação do ministro Aloizio Mercadante sobre o Enem de 2016

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Social/MEC – adaptado.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de abril de 2016, às 18:56 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: