Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Jogo digital para cegos

No dia 18/09/2016, foi publicado, no canal do Youtube “Coisa de Nerd”, um vídeo sobre a abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no qual o youtuber apresentou jogos digitais acessíveis às pessoas com deficiências, especialmente um jogo desenvolvido para cegos.

Ele descreveu a mecânica de um botão só, que surgiu nos controles dos jogos de viodeogame tradicionais, para que estes pudessem ser acessíveis às pessoas com deficiência física.

Com o avanço tecnológico, essa possibilidade passou a ser explorada também nos smartphones, permitindo que os desenvolvedores de jogos digitais utilizassem essa ferramenta na jogabilidade das telas sensíveis ao toque.

O jogo Aúdio Game Hub, por exemplo, é um jogo de áudio, desenvolvido para pessoas com deficiência visual, disponível para Android (via Googleplay Store), IOS (iPhone, iPad, iPod Touch) e PC (Windows), que utiliza poucos elementos gráficos e orienta o jogador somente pelo som. Durante o vídeo, o youtuber joga e faz demonstrações com os olhos vendados, mostrando as suas percepções e a sua dificuldade em interpretar os estímulos sonoros.

Confira abaixo o vídeo.

*Texto: Divulgação/Napne Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 28 de setembro de 2016, às 21:43 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: