Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Jornada Acadêmica amplia troca de conhecimentos com alunos do Ensino Médio Integrado

A segunda-feira (14) foi de muita troca de conhecimentos para os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna. A primeira edição da Jornada Acadêmica, que reúne os cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Segurança do Trabalho, serviu para potencializar ainda mais as possibilidades de cada estudante na sua jornada de vida – dentro e fora do mercado profissional.

As ações iniciaram pela manhã no auditório do Centro de Eventos São João Batista. Após as boas-vindas do diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen, e da coordenadora-geral de Ensino, professora Jane Carla Burin, os futuros técnicos tiveram uma palestra com Marcelo Zenaro. Consultor na área de gestão e estratégia de diversas organizações brasileiras, Zenaro também tem experiência na formação de coachies. Os alunos do IFC mergulharam no universo corporativo e tiveram uma aula sobre relações humanas no trabalho.

Depois, as turmas se dividiram para ações específicas preparadas para cada curso. Alunos de Automação Industrial dialogaram com os professores Carlos Alberto dos Santos e Charles Sóstenes Assunção sobre conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais. Outra turma participou, com o professor Ricardo Antonello, da “Hora do Código” – material de domínio público, produzido por uma organização sem fins lucrativos, a Code.org., dedicada a expandir o ensino de ciência da computação, tornando-o disponível em mais escolas.

Enquanto isso, os futuros técnicos em segurança do trabalho participaram do Projeto Cara a Cara, em que um profissional da área, já atuante no mercado, relata suas experiências. No caso, o palestrante da vez foi João Santos, da Polinutri Alimentos.

À tarde, as turmas de Automação Industrial tiveram um relato de experiências com o professor Giovani. Já os alunos do 2º e 3º ano de Segurança do Trabalho dialogaram com uma vítima de um acidente de trabalho. O convidado, ex-funcionário de uma ervateira da região, perdeu um dos pés enquanto exercia suas atividades. Os alunos entrevistaram a vítima e compreenderam melhor o contexto do acidente, a importância de orientar de forma efetiva a utilização de máquinas e equipamentos de proteção individual.

Os estudantes elogiaram a programação da primeira Jornada Acadêmica. “Achei tudo muito bom. A palestra inicial, que falou sobre a paixão pelo que fazemos, foi bem interessante. Acho que foi a ação de que mais gostei”, diz Fábio Augusto Lago, estudante do 1º ano de Automação Industrial. A aluna Rafaela Zilio Altenburger, de Segurança do Trabalho, também elogiou o evento: “Gostei de tudo, principalmente da palestra do professor Zenaro. No ano passado, fiz um projeto que tinha um pouco a ver com o que ele abordou. E as demais ações também foram muito importantes para a nossa formação aqui no IFC”, destaca a estudante.

A próxima ação da Jornada Acadêmica está marcada para a semana do dia 28 de abril, quando o IFC Luzerna realiza um momento de reflexão sobre vítimas de acidentes de trabalho.

Texto e Imagens: CECOM/Luzerna

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 15 de março de 2016, às 18:34 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: