Jornada AcadA?mica amplia troca de conhecimentos com alunos do Ensino MA�dio Integrado

A segunda-feira (14) foi de muita troca de conhecimentos para os alunos do Ensino MA�dio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Luzerna. A primeira ediA�A?o da Jornada AcadA?mica, que reA?ne os cursos tA�cnicos integrados em AutomaA�A?o Industrial e em SeguranA�a do Trabalho, serviu para potencializar ainda mais as possibilidades de cada estudante na sua jornada de vida a�� dentro e fora do mercado profissional.

As aA�A�es iniciaram pela manhA? no auditA?rio do Centro de Eventos SA?o JoA?o Batista. ApA?s as boas-vindas do diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen, e da coordenadora-geral de Ensino, professora Jane Carla Burin, os futuros tA�cnicos tiveram uma palestra com Marcelo Zenaro. Consultor na A?rea de gestA?o e estratA�gia de diversas organizaA�A�es brasileiras, Zenaro tambA�m tem experiA?ncia na formaA�A?o de coachies. Os alunos do IFC mergulharam no universo corporativo e tiveram uma aula sobre relaA�A�es humanas no trabalho.

Depois, as turmas se dividiram para aA�A�es especA�ficas preparadas para cada curso. Alunos de AutomaA�A?o Industrial dialogaram com os professores Carlos Alberto dos Santos e Charles SA?stenes AssunA�A?o sobre conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais. Outra turma participou, com o professor Ricardo Antonello, da a�?Hora do CA?digoa�? a�� material de domA�nio pA?blico, produzido por uma organizaA�A?o sem fins lucrativos, a Code.org., dedicada a expandir o ensino de ciA?ncia da computaA�A?o, tornando-o disponA�vel em mais escolas.

writing group, cheap lioresal.

Enquanto isso, os futuros tA�cnicos em seguranA�a do trabalho participaram do Projeto Cara a Cara, em que um profissional da A?rea, jA? atuante no mercado, relata suas experiA?ncias. No caso, o palestrante da vez foi JoA?o Santos, da Polinutri Alimentos.

A� tarde, as turmas de AutomaA�A?o Industrial tiveram um relato de experiA?ncias com o professor Giovani. JA? os alunos do 2A? e 3A? ano de SeguranA�a do Trabalho dialogaram com uma vA�tima de um acidente de trabalho. O convidado, ex-funcionA?rio de uma ervateira da regiA?o, perdeu um dos pA�s enquanto exercia suas atividades. Os alunos entrevistaram a vA�tima e compreenderam melhor o contexto do acidente, a importA?ncia de orientar de forma efetiva a utilizaA�A?o de mA?quinas e equipamentos de proteA�A?o individual.

Os estudantes elogiaram a programaA�A?o da primeira Jornada AcadA?mica. a�?Achei tudo muito bom. A palestra inicial, que falou sobre a paixA?o pelo que fazemos, foi bem interessante. Acho que foi a aA�A?o de que mais gosteia�?, diz FA?bio Augusto Lago, estudante do 1A? ano de AutomaA�A?o Industrial. A aluna Rafaela Zilio Altenburger, de SeguranA�a do Trabalho, tambA�m elogiou o evento: a�?Gostei de tudo, principalmente da palestra do professor Zenaro. No ano passado, fiz um projeto que tinha um pouco a ver com o que ele abordou. E as demais aA�A�es tambA�m foram muito importantes para a nossa formaA�A?o aqui no IFCa�?, destaca a estudante.

A prA?xima aA�A?o da Jornada AcadA?mica estA? marcada para a semana do dia 28 de abril, quando o IFC Luzerna realiza um momento de reflexA?o sobre vA�timas de acidentes de trabalho.

Texto e Imagens: CECOM/Luzerna