Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Laboratório de Aquicultura apresenta trabalhos no Peru

evento-araquari

A América está ficando pequena para este grupo de pesquisa. O Laboratório de Aquicultura do IFC Araquari levou os trabalhos desenvolvidos no campus, pelos seus bolsistas, para serem apresentados em um evento fora do Brasil. Entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro de 2016, aconteceu em Lima (Peru), o Innovative Aquaculture under Environmental Challenges (LACQUA16), organizado pela World Aquaculture Society. Como apresentadores de trabalho, representando o IFC Araquari, estiveram presentes as estudantes Andressa Vieira de Moraes, Marina de Oliveira Pereira e Marian Bitencourt, acompanhadas do professor Adolfo Jatobá.

Como apresentação oral, foram expostos os trabalhos:

  • 1) Diferenciação biométrica entre machos e fêmeas do lambari do rabo amarelo Astyanax bimaculatus (Marina O. Pereira, Andressa Vieira, Marian Bitencourt, Adolfo Jatobá, Artur Preto);
  • 2) Action time of Lactobacillus plantarum in the intestinal tract of nile tilapia (Adolfo Jatobá, Andressa Vieira de Moraes, Francimery Aparecida Fachini, Felipe do Nascimento Vieira);
  • 3) Probiotic influence on stress during fingerling culture of the Astyanax bimaculatus (Marian Bitencourt, Adolfo Jatobá, Andressa Vieira de Moraes, Leandro Marcolino Vieira, Marina de Oliveira Pereira);
  • 4) Avaliação histológica do trato intestinal do Astyanax bimaculatus alimentado com dieta suplementada com probiótico (Andressa Vieira de Moraes, Klayton N. Moraes, Emanuel Rodrigues, Gabriel Jesus, Adolfo Jatobá).

No evento, que ocorreu nos últimos dias do mês de novembro, estiveram presentes três representantes do grupo de pesquisa. Estes também encontraram com o professor Delano Schleder, que está afastado de suas atividades letivas para doutoramento, mas também participou do evento.

O grupo vem desenvolvendo importantes trabalhos na área de aquicultura, sob a orientação dos professores Adolfo Jatobá e Artur de Lima Preto, produzindo importantes pesquisas e levando os resultados para apresentação em diversos congressos nacionais e internacionais. O reconhecimento deste trabalho é notável, levando o nome da instituição inclusive ao maior prêmio mundial de agrociência.

O Laboratório de Aquicultura do IFC Araquari é um dos locais de pesquisa da instituição que oferece grandes oportunidades, aos estudantes do ensino médio e do ensino superior, de aprimorar seus conhecimentos e de se aprofundar no mundo acadêmico, desenvolvendo pesquisas e construindo sua carreira desde os primeiros anos de formação.

*Texto: CECOM/Araquari.

** Imagens: Divulgação/Andressa Vieira de Moraes.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 13 de dezembro de 2016, às 16:29 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: