LaboratA?rio de Aquicultura apresenta trabalhos no Peru

evento-araquari

A AmA�rica estA? ficando pequena para este grupo de pesquisa. OA�LaboratA?rio de Aquicultura do IFC Araquari levou os trabalhos desenvolvidos noA�campus, pelos seus bolsistas, para serem apresentados em um evento fora do Brasil. Entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro de 2016, aconteceu em Lima (Peru), o Innovative Aquaculture under Environmental Challenges (LACQUA16), organizado pela World Aquaculture Society. Como apresentadores de trabalho, representando o IFC Araquari, estiveramA�presentes as estudantes Andressa Vieira de Moraes, Marina de Oliveira PereiraA�eA�Marian Bitencourt, acompanhadasA�do professor Adolfo JatobA?.

ComoA�apresentaA�A?o oral, foram expostos os trabalhos:

• 1) DiferenciaA�A?o biomA�trica entre machos e fA?meas do lambari do rabo amareloA�Astyanax bimaculatusA�(Marina O. Pereira, Andressa Vieira, Marian Bitencourt, Adolfo JatobA?, Artur Preto);
  • 2) Action time of Lactobacillus plantarum in the intestinal tract of nile tilapia (Adolfo JatobA?, Andressa Vieira de Moraes, Francimery Aparecida Fachini, Felipe do Nascimento Vieira);
  • 3) Probiotic influence on stress during fingerling culture of theA�Astyanax bimaculatus (Marian Bitencourt, Adolfo JatobA?, Andressa Vieira de Moraes, Leandro Marcolino Vieira, Marina de Oliveira Pereira);
  • invalid left-hand side in assignment, buy dapoxetine.

• 4) AvaliaA�A?o histolA?gica do trato intestinal doA�Astyanax bimaculatus alimentado com dieta suplementada com probiA?tico (Andressa Vieira de Moraes, Klayton N. Moraes, Emanuel Rodrigues, Gabriel Jesus, Adolfo JatobA?).

No evento, que ocorreu nos A?ltimos dias do mA?s de novembro, estiveram presentes trA?s representantes do grupo de pesquisa. Estes tambA�m encontraram com o professor DelanoA�Schleder, que estA? afastado de suas atividades letivas para doutoramento, mas tambA�m participou do evento.

O grupo vem desenvolvendo importantes trabalhos na A?rea de aquicultura, sob a orientaA�A?o dos professoresA�Adolfo JatobA? e Artur de Lima Preto, produzindo importantes pesquisas e levando os resultados para apresentaA�A?oA�em diversos congressos nacionais e internacionais. O reconhecimento deste trabalho A� notA?vel, levando o nome da instituiA�A?o inclusive ao maior prA?mio mundial de agrociA?ncia.

O LaboratA?rio de Aquicultura do IFC Araquari A� um dos locais de pesquisa da instituiA�A?o que oferece grandes oportunidades, aos estudantes do ensino mA�dio e do ensino superior, deA�aprimorar seus conhecimentos e de se aprofundar no mundo acadA?mico, desenvolvendo pesquisas e construindo sua carreira desde os primeiros anos de formaA�A?o.

*Texto: CECOM/Araquari.

** Imagens: DivulgaA�A?o/Andressa Vieira de Moraes.