LaboratA?rio de Aquicultura do IFC Araquari apresenta trA?s trabalhos em evento internacional no MA�xico

Mazatlan, MA�xico. Este foi o mais recente destino de trA?s estudantes, do curso de Medicina VeterinA?ria do IFC Araquari, que apresentaram suas pesquisas, desenvolvidas no LaboratA?rio de Aquicultura, durante o Encontro da Sociedade Mundial de Aquicultura (WASA�a�� World Aquaculture Society). O evento aconteceu entre os dias 7 e 10 de novembro de 2017, noA�Mazatlan Internacional Center, com o nome deA�Latin American e Caribbean AquaculturaA�a�� LACQUA 2017.

Foram trA?s apresentaA�A�es de trabalhos realizadas pelos estudantes Julio C. B. Rodhermel, Marina O. Pereira e Andressa Vieira de Moraes, sendo uma apresentaA�A?o de pA?ster cientA�fico e duas apresentaA�A�es orais, respectivamente. Os projetos apresentados no LACQUA 2017 foram orientados pelo professor Dr. Adolfo JatobA?. Para a realizaA�A?o da pesquisa, o LaboratA?rio de Aquicultura, onde os estudantes desenvolvem as atividades, conta, ainda, com o auxA�lio das empresas GUABI, GIRAQUA, JS Bombas e BYOSIN.

Os trabalhos apresentados durante o encontro foram:

1. Taxa glicolA�tica e hematA?crito antes e apA?s estresse emA�oreochromis niloticusA�suplementados com hidrolato deA�curcuma longaA�(Julio C. B. Rodhermel, Amanda Chaaban, Andressa V. de Moraes, Luciano Alves, Marina de O. Pereira, Yan V. Borges, Adolfo JatobA?).
  2. personal statement essay, clomid online.

3. InfluA?ncia da alimentaA�A?o com o probiA?ticoA�lactobacillus spp.A�nos A�ndices corporais e composiA�A?o da carcaA�a de lambaris do rabo amarelo (Marina O. Pereira, Andressa V. Moraes, Tainara R. Pansera, Juahil M. Oliveira, Adolfo JatobA?).
  4. SeleA�A?o de probiA?tico autA?ctone paraA�astyanax bimaculatusA�(Andressa Vieira de Moraes, Lilian D. Steckert, Gabriel F. A. Jesus, Adolfo JatobA?).

Os trabalhos orais foram apresentados no dia 9 de novembro, concorrendo com outras pesquisas realizadas em toda a AmA�rica Latina e no Caribe. Os estudantes receberam certificaA�A�es por sua participaA�A?o no evento, e o trabalho sobreA�SeleA�A?o de probiA?tico autA?ctone paraA�astyanax bimaculatus, da aluna Andressa Vieira de Moraes, conquistou a premiaA�A?o de 2A? lugar na categoria apresentaA�A?o oral.

Este foi mais um evento e uma premiaA�A?o conquistados pelos integrantes do LaboratA?rio de Aquicultura do IFC, que jA? possui um importante histA?rico no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos cientA�ficos da sua A?rea de atuaA�A?o. A participaA�A?o dos estudantes na geraA�A?o de conhecimento, com pesquisas e apresentaA�A?o destas em eventos, proporciona ao aluno tanto os conhecimentos tA�cnicos/cientA�ficos, quanto a profunda vivA?ncia do universo acadA?mico, com a troca de experiA?ncias e novas informaA�A�es, proporcionados por esses encontros nacionais e internacionais.

Como afirmou Marina, uma das apresentadoras de comunicaA�A?o oral no LACQUA, a�?Este congresso contribuiu ainda mais com a nossa formaA�A?o, jA? que foi possA�vel descobrir atualizaA�A�es da A?rea, apresentar trabalhos realizados no IFC Araquari e fazerA�networkingA�com profissionais e empresas relacionadas A� aquicultura. Eventos como este sempre nos motivam a pensar em novas pesquisas e a continuar buscando crescimento profissionala�?. A estudante explicou, ainda, que a�?a viagem foi possA�vel graA�as ao auxA�lio financeiro do IFC e A� bolsa de iniciaA�A?o cientA�fica da CNPq e do IFCa�?.

As pesquisas que vA?m sendo desenvolvidas no LaboratA?rio de Aquicultura, em Araquari, jA? conquistaram destaque emA�outras premiaA�A�es como da Alltech Young Scientsts. Como destacou o professor JatobA?, orientador das pesquisas, a�?a aquicultura A� uma atividade em plena expansA?o e carente de veterinA?rios capacitados para atuarem na A?rea. O sucesso dos alunos A� reflexo de sua dedicaA�A?o e de seu comprometimento. Esta nova premiaA�A?o apenas ratifica a capacidade do laboratA?rio de Aquicultura de desenvolver projetos de pesquisa, com qualidade e relevA?ncia, no A?mbito nacional e internacional. AlA�m disso, o retorno dos servidores Delano Dias, Fernanda Carvalho e Robilson Weber, e o ingresso da biA?loga Jaqueline Andrade (doutora em Aquicultura) aumentarA? a capacidade de atuaA�A?o, assim como ampliarA? a diversidade das pesquisas realizadas no laboratA?rio que jA? contava comigo, Artur de Lima Preto e Luiz SA�rgio Moreira (tA�cnico)a�?.

Texto: Cecom/Araquari.
Imagens: LaboratA?rio de Aquicultura do IFC Araquari.