Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Leitura para todos: projeto de extensão incentiva o hábito da leitura em Fraiburgo

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Uma das principais frases que lembro serem ditas pela minha mãe, depois de lave a louça, era a seguinte: leia, leia muito. Cresci em um ambiente familiar que sempre me incentivou a ler e, com isso, despertei a minha principal característica, a qual me fez escolher o jornalismo: a curiosidade. Foi lendo Ilíada, A Divina Comédia, Dom Casmurro, Otelo e tantas outras obras, que alimentei a imaginação, ganhei gosto pela escrita e rumei para a coleta de dados que constroem uma notícia.

Dito isso, fica claro que o incentivo à leitura foi um divisor de águas na minha vida e norteou meu caminho. E por que não possibilitar que todas as crianças e jovens tenham esse mesmo incentivo e acesso à leitura? No Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Fraiburgo, um projeto de extensão está fazendo isso e muito mais. O Hora da Leitura buscou, em quatro atividades, despertar o hábito pela leitura entre crianças de escolas públicas, estudantes e servidores do IFC, e comunidade local.

Escola José Anchieta

Escola José Anchieta

Iniciado em meados de 2015, o Hora da Leitura durou um ano e realizou: contação de histórias em cinco escolas públicas municipais e um grupo de eco terapia da Prefeitura Municipal; minuto da leitura/sugestão de leitura; Semana Nacional do Livro e da Biblioteca; e socialização do conhecimento por meio de evento científico. A ideia deu tão certo que o projeto foi remodelado para Universo da Leitura, o qual aborda a prática de incentivo à leitura na infância e na juventude, e vai até junho de 2017.

Participando ativamente dessas ações está Maria Eduarda Pinto de Freitas, bolsista e estudante do ensino médio integrado em Informática. Ela esteve em contato direto com as 205 crianças de escolas públicas municipais atendidas pelo projeto. “O que me levou a atuar nesse projeto foi o fato de ele incentivar a leitura entre as crianças. Precisamos que elas aprendam, desde cedo, a importância da leitura”, relata Maria.

A didática com as crianças também contou com a colaboração de estudantes do IFC, na condição de voluntários, e funcionou assim: Maria contava uma história infantil para crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma determinada escola, e, em seguida, os voluntários cantavam músicas infantis interagindo com elas e integrando-as à cantoria. Veja uma dessas apresentações AQUI.

“É muito prazeroso sentir que as crianças gostaram e entenderam a importância da leitura. Ficou claro que o nosso papel era ensinar algo que é fundamental para a formação delas”, conta a bolsista.

Escola Dona Zenaide Maria Schmidtt Pereira da Costa

Escola Dona Zenaide Maria Schmidtt Pereira da Costa

Mirela Patruni Gauloski Sens, bibliotecária no IFC e coordenadora do Projeto de Extensão Hora da Leitura, avalia que a prática de leitura é primordial para a formação de um cidadão mais consciente e participativo na sociedade. “Atingimos 574 pessoas, entre crianças, estudantes e servidores do IFC. Com isso, provocamos o contato e despertamos o hábito da leitura em um público naturalmente desinteressado por isso. Acreditamos que a prática da leitura promove a emancipação do saber social”, frisa ela.

Nessa linha de pensamento, Maria define a leitura como fundamental para o crescimento acadêmico, profissional e pessoal das pessoas. “Quanto mais dermos acesso à leitura para crianças e jovens, mais estaremos ajudando-os em suas vidas. Acredito que, ao ensinarmos essas crianças, estamos plantando uma sementinha em cada escola, proporcionando um futuro melhor pelo menos para aqueles que se sentirem tocados pela leitura”.

E agora, José?

A festa continua. O projeto Hora da Leitura foi realizado de 01/07/2015 a 30/06/2016 e atingiu 205 crianças das escolas municipais de Fraiburgo, 311 estudantes e 58 servidores do IFC – Campus Fraiburgo. Em julho de 2016, o projeto foi reformulado e passou a se chamar Universo da Leitura, que aborda a prática de incentivo à leitura na infância e na juventude, e vai até junho de 2017.

Uma das ações do projeto foi realizar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, em outubro. Durante a Semana, foram realizadas atividades de incentivo à leitura e diversas atividades culturais: esquete teatral; concurso de fotografias; premiação dos leitores mais assíduos; sarau musical com voz, violão e coral; lançamento de livro; apresentação dos alunos sobre livros de literatura; e festa de encerramento temática.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Segundo dados coletados durante o projeto, as práticas de incentivo à leitura realizadas dentro do campus promoverem um salto significativo no empréstimo do acervo geral e de literatura da biblioteca no IFC Fraiburgo: aumento de 19 vezes nos empréstimos de literatura em um ano. (Acervo literatura: 96 empréstimos de 07/2014 a 06/2015 – 1.849 empréstimos de 07/2015 a 06/2016; Acervo geral: 987 empréstimos de 07/2014 a 06/2015 – 4.469 empréstimos de 07/2015 a 06/2016).

“Conseguimos aproximar os estudantes e servidores da biblioteca, com ações pontuais de incentivo à leitura. Para isso, além das sugestões de leitura, criamos um espaço mais descontraído e aconchegante para recebê-los. Os alunos passaram a frequentar mais a biblioteca e, com isso, a ler mais”, conta Mirela.

O Universo da Leitura visa:

  • Estimular a prática da leitura;

  • Promover atividades que despertem o desejo de ler;

  • Resgatar o valor da leitura como ato de prazer;

  • Desenvolver a imaginação criativa e o senso crítico por meio da prática de leitura;

  • Propiciar momentos de contação de histórias em escolas e creches públicas de Fraiburgo;
  • Incentivar o uso dos livros e da biblioteca do IFC pela comunidade em geral, alunos e servidores.

MAIS

Escola São Sebastião

Escola São Sebastião

O Projeto de Extensão Hora da Leitura foi apresentado, na modalidade banner, durante o VII Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (VII SLIJ) e o II Seminário Internacional de literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária (II Selipram) – Linguagens poéticas pelas frestas do contemporâneo. Os eventos aconteceram entre os dias 26 e 28 de setembro na UFSC.

Para as desenvolvedoras do projeto, a apresentação da atividade, durante os eventos, promoveu a divulgação da instituição a nível internacional. “Para além dos resultados alcançados, o desenvolvimento do projeto Hora da leitura foi uma experiência gratificante, pois permitiu conciliar a prática do incentivo à leitura com a teoria já estudada sobre o assunto”, avalia a coordenadora.

O projeto visa contribuir para a formação de leitores, estimulando o desejo de ler por prazer, criando um espaço aconchegante na biblioteca, para que alunos, servidores do IFC e pessoas da comunidade possam praticar a leitura.

Mais informações sobre os eventos, acesse: http://www.slij.com.br/.

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Fotos e vídeo: Divulgação/Projeto Hora da Leitura.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 13 de dezembro de 2016, às 19:21 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: